Criatividade

Em 1993, Michael Jackson patenteou seus ‘sapatos antigravidade’

Vitor Paiva - 09/11/2021 | Atualizada em - 11/11/2021

Durante os anos 1980, o talento de Michael Jackson era tamanho que desafiava não somente as paradas de sucesso, as vendas de disco e as lotações em seus shows como poucos artistas antes, mas as próprias leis da física – até mesmo da gravidade. Em 1993, o cantor patenteou a fórmula para um “sapato antigravidade”, e quem já assistiu o incrível video da canção “Smooth Criminal” vai saber exatamente do que essa exótica invenção se trata, permitindo que ele e seus bailarinos realizassem, ao vivo, um passo de dança fisicamente impossível.

Michael, em cena do clipe "Smooth Criminal"

Michael, em cena do clipe “Smooth Criminal”

O pedido de patente do sapato

O pedido de patente do sapato © Reddit/reprodução

-Novo documentário reabre as denúncias de abuso sexual contra Michael Jackson

Depois de impactar o mundo com o famoso “moonwalk”, a “caminhada na lua” que o cantor, compositor e bailarino estadunidense realizou na canção “Billie Jean”, em 1983, quatro anos depois, em 1987, no vídeo de “Smooth Criminal”, o artista alcançou o movimento impossível citado: uma inclinação visualmente capaz de superar os limites da lei da gravidade, em que ele e seus bailarinos inclinavam-se para frente até um ângulo de 45 graus, mantendo os pés firmes no chão, e as costas eretas, indo e voltando lentamente sem cair. No vídeo, disposto abaixo, o movimento utilizou cabos especiais para ser realizado, mas era fundamental que o passo fosse reproduzido nos palcos, diante das platéias do mundo.

-Namorada secreta de Michael Jackson sai em sua defesa e revela detalhes da relação

Foi para que a coreografia pudesse ser reproduzida nos shows sem a utilização de cabos que os sapatos antigravidade foram desenvolvidos. O modelo trazia uma cavidade especial nos saltos traseiros dos sapatos, que, em determinado momento da dança, durante a canção nas apresentações, se encaixava em pinos que discretamente se elevavam no chão do palco. Apesar dos sapatos completamente fixos no chão, o movimento ainda assim exigia imensa força física, talento e preparação: assim como no vídeo, o momento era um dos auges dos shows – junto com o insuperável “moonwalk”. No vídeo abaixo, registrado em show na cidade do México, em 1993, o passo acontece aos 3:49 minutos.

-A gravidade é a única “cola” que mantém essas rochas em equilíbrio

A canção “Smooth Criminal” foi lançada no disco Bad, de 1987, e seu vídeo, com a emblemática dança e o figurino icônico, tornou-se marco na carreira de Michael Jackson. Realizada em 1993, a patente dos sapatos antigravidade foi provavelmente estabelecida por conta da turnê de seu disco seguinte, Dangerous, lançado em 1991 – o movimento, no entanto, já vinha sendo realizada ao vivo desde a turnê anterior. Os shows de Dangerous ocorreram entre junho de 1992 e novembro de 1993 por todo o mundo – incluindo o Brasil, com duas apresentações no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em outubro de 1993. “Smooth Criminal” era a quarta música do show, e a coreografia, realizada ao vivo e mais uma vez desafiando as leis da física, incendiavam a plateia.

Clipe de "Smooth Criminal"

O passo executado no videoclipe…

Michael Jackson ao vivo

…e a dança ao vivo

Publicidade

© fotos: Youtube/Reprodução/Crédito


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.