Tecnologia

Entenda acordo entre Elon Musk e governo brasileiro para rede de satélites na Amazônia

Redação Hypeness - 24/11/2021

O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX e da Tesla, se encontrou com o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), para firmar um acordo sobre o oferecimento de internet em áreas rurais, especialmente na Amazônia. O objetivo é prover acesso às populações remotas que vivem por ali e ainda monitorar o desmatamento florestal. 

– Apagão que ameaça Brasil pode ter explicação no desmatamento do Cerrado

Fábio Faria aperta a mão de Elon Musk no escritório da Tesla, em Austin, nos EUA.

O encontro aconteceu na segunda-feira (15), em Austin, no estado americano do Texas, e o acordo foi celebrado por Faria em suas redes sociais. 

“O nosso objetivo é levar internet para área rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica“, afirmou o ministro Fábio Faria, que também é genro do apresentador Silvio Santos. 

– Gastos militares na Amazônia chegam a 550 milhões e não reduzem desmatamento

Agora, a SpaceX aguarda liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a operar. Vale lembrar que esse tipo de parceria não exige que seja feita licitação, basta apenas uma autorização da Anatel. Espera-se que o projeto seja colocado em prática já no começo de 2022.

Os satélites da Starlink são vistos no céu.

Segundo a revista “Veja”, a expectativa é que Musk e a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, venham ao país em janeiro para dar a largada no projeto. O sinal de internet será gerado por uma rede de satélites da Starlink, divisão da SpaceX. Esses equipamentos são operados em baixa altitude e permitiriam que ao menos 17 mil escolas fossem conectadas, de acordo com o ministro Fábio Faria.   

– Elon Musk controla um quarto dos satélites que orbitam a Terra e vai lançar milésimo

Em novembro deste ano, o governo federal fez o leilão do 5G, para oferecer lotes a operadoras. Claro, Tim e Vivo arremataram as porções nacionais, obrigando-se a realizar projetos que instituam ou melhorem a conectividade em escolas públicas do país. 

 

Publicidade

Destaques: Ministério das Comunicações e Getty Images (550x500) // Foto 1: Cleverson Oliveira/Ministério das Comunicações


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.