Criatividade

Entenda por que Tina Turner processa cantora por se parecer demais com ela

Redação Hypeness - 19/11/2021

Tina Turner está processando uma artista e sósia alemã chamada Dorothea ‘Coco’ Fletcher por um motivo inusitado. A cantora americana, de 81 anos, estaria incomodada com o fato de Coco, que interpreta Tina no musical “Simply The Best” —  feito em sua homenagem —, “se parecer demais com ela”.

– Dançarina de Beyoncé, Ferly Prado conta como Tina Turner a ajudou a sair de um casamento abusivo

A atriz e cantora Coco Fletcher posa ao lado do poster do espetáculo ‘Simply The Best’ e de Oliver Forster, diretor executivo do musical.

De acordo com o jornal britânico “The Times”, os advogados de Tina querem que o nome da cantora americana e imagens que remetem a ela sejam retirados do material de divulgação do espetáculo. Segundo eles, isso poderia iludir os fãs a acreditarem que Tina teria algo a ver com a produção ou que ela mesma estaria no espetáculo. 

Os representantes legais da Cofo Entertainment, produtora responsável pelo show, alegou que “apenas uma pessoa cronicamente burra faria uma interpretação tão superficial a ponto de confundir as duas”.

Eles ainda alegam que uma decisão favorável a Tina poderia prejudicar milhares de sósias e imitadores mundo afora e, consequentemente, a parte da indústria focada nesse tipo de entretenimento. Vale observar que o musical da Broadway “Tina”, autorizado pela cantora, está em cartaz atualmente na cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, mesmo país em que “Simply The Best” tem turnês agendadas.

– Isaac e Nora: duo de irmãos franceses de 11 e 8 anos encanta com covers em voz e trompete

A cantora Tina Turner em foto de 2009.

Dois julgamentos sobre o caso já aconteceram. No primeiro, os advogados de Turner levaram a melhor. A equipe jurídica da Cofo recorreu e agora cabe ao Tribunal Federal de Justiça da Alemanha a decidir sobre o caso. 

A análise será pautada na seguinte pergunta: o direito de imagem de alguém é mais importante do que a liberdade criativa de um artista? O veredito só deve sair em fevereiro de 2022. 

O presidente do tribunal, o juiz Thomas Koch, parece inclinado a dar um parecer favorável aos produtores alemães. No entanto, a advogada de Tina, Kerstin Schmitt, questionou se a reprodução do trabalho de Tina e a imagem dela seriam de fato arte ou apenas um mero esforço publicitário. 

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.