Arte

Escultor sul-africano cria ‘escada para os céus’ em ilusão de ótica incrível

26 • 11 • 2021 às 15:33 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Mais do que um escultor simplesmente, o artista sul-africano Strijdom van der Merwe é capaz de esculpir perspectivas, e caminhar sobre uma ilusão de ótica rumo ao infinito – ou ao paraíso.

Numa citação quase que literal da clássica canção do Led Zeppelin, Merwe assina a obra Starcase to Heaven, que, em um primeiro olhar, parece ser realmente o que sugere: uma escadaria que sobe aos céus até perdemos os degraus de vista.

Starcase to Heaven

Starcase to Heaven, a escadaria infinita de Strijdom

-21 escadas inovadoras capazes de transformar qualquer ambiente

Sob o ângulo correto, porém, a verdade se revela, e o que vemos é uma estrutura vertical, como uma escada de montar de 4,5 metros de altura – que “se transforma” em uma escada infinita conforme o espectador se move. A obra é uma parceria do sul-africano com o artista taiwanês Chou Sheng-hsien, que construiu tudo manualmente, a partir do conceito e dos desenhos de Merwe, utilizando tubos de aço.

Starcase to Heaven

A obra funciona em determinada perspectiva – e sobe aos céus

-Ilusão de ótica revela cor que você nunca viu antes

Aos 60 anos, Strijdom van der Merwe é bastante conhecido por seu trabalho como land artist, trabalhando com paisagens e ambientes naturais, e utilizando essencialmente materiais encontrados nos locais onde irá trabalhar – moldando esses elementos em formas geométricas, mas sem deixar de integrar as esculturas à natureza.

Apesar da escada ao paraíso ser um caso diferente, a relação com a paisagem natural também se faz presente, feito fosse mais material manipulado pelo artista par realizar a obra ao fim.

Starcase to Heaven

O nome Starcase to Heaven refere-se à canção do Led Zeppelin

-Artista usa ilusão de ótica para criar obras que só podem ser vistas de um determinado ângulo

Segundo o site de Merwe, seu trabalho pretende ser uma “afirmação a respeito de nossa relação com a terra e é informado por um diálogo aberto com os locais e os espaços”.

Essa não é, no entanto, a primeira vez que ele trabalha com escadas como instrumento de ilusão de ótica: em 2016 ele desenvolveu escultura similar, mas redesenhou a obra em uma versão nova, para 2021, como parte do Nanhui Art Project, uma exposição coletiva em Taiwan com outros 13 artistas, com cada peça exposta exibida na natureza de quatro vilarejos e tribos na região de Nanhui.

Starcase to Heaven

A ilusão de ótica é tão simples quanto incrível

Publicidade

© fotos: Strijdom van der Merwe/Divulgação


Canais Especiais Hypeness