Ciência

Estes são os animais mais velhos do mundo, segundo o Guinness

Redação Hypeness - 16/11/2021 | Atualizada em - 22/11/2021

A expectativa de vida de diferentes espécies animais há muito nos fascina e não é de agora. Já foram encontrados escritos sobre o assunto que datam do tempo de Aristóteles. Manter o controle dos animais mais antigos do mundo é importante, pois nos permite entender por que algumas espécies vivem mais do que outras. Estudá-los pode fornecer informações valiosas sobre os mecanismos biológicos, moleculares e genéticos do envelhecimento. Aprendendo seus truques, podemos até aprender como estender nossa própria existência como espécie.

 

Por isso, o Guinnes fez uma seleção em seus arquivos, apresentando animais de estimação idosos, antigos habitantes do mar e uma tartaruga desgastada pelo tempo. Vem conhecer alguns dos animais mais antigos do mundo.

Animal terrestre mais velho (vivo)

Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, é o animal terrestre mais antigo vivo no mundo. Acredita-se que ele tenha nascido em 1832, o que o tornaria 189 anos em 2021. A idade de Jonathan foi estimada de forma confiável a partir do fato de que ele era totalmente maduro (e, portanto, pelo menos 50 anos) quando chegou à ilha em 1882.

Animal mais velho de todos os tempos

O animal de vida mais longa já descoberto é um molusco quahog, com idade estimada de 507 anos. Ele vivia no fundo do mar ao largo da costa norte da Islândia até que foi recolhido por pesquisadores em 2006 como parte de um estudo de mudança climática.

Sem que eles soubessem, eles tinham acabado de pegar o animal mais antigo do mundo. Depois de estudar os anéis de crescimento anual na concha, o molusco foi inicialmente determinado como tendo entre 405 e 410 anos. No entanto, em novembro de 2013, usando técnicas de medição mais sofisticadas, esse número foi revisado para extraordinários 507 anos.

Irmãos gatos vivos mais velhos

Não há nenhum detentor atual do registro oficial de gato vivo mais velho, no entanto, os irmãos gatos vivos mais velhos que se tem notícia são os gêmeos Pika e Zippo (Reino Unido, nascido em 1º de março de 2000).

Os felinos fraternos têm uma idade combinada de 42 anos e 354 dias, conforme verificado em 25 de agosto de 2021. Pika e Zippo são gatos domésticos pretos e brancos que viveram com a família Teece em Londres, Reino Unido, por toda a vida.

O gato mais velho de todos é Creme Puff, um gato doméstico que viveu até a idade de 38 anos 3 dias. Com a expectativa de vida média de um gato doméstico sendo de 12 a 14 anos, Creme Puff (EUA, nascido em 3 de agosto de 1967) era um OAP (gatinho idoso) certificado. Ela morava no Texas, EUA, com seu proprietário, Jake Perry. Ele também era o dono do vovô Rex Allen, o detentor anterior desse recorde.

Jake disse que a dieta do Creme Puff consistia principalmente em comida seca de gato, mas também incluía brócolis, ovos, peru e “um conta-gotas cheio de vinho tinto” a cada dois dias.

Cachorro mais velho vivo

O cão vivo mais velho do mundo é um dachshund miniatura chamado Funny, com 21 anos de idade, 169 dias (conforme verificado em 12 de novembro de 2020). A expectativa de vida de um dachshund miniatura é de 12 a 16 anos. Funny mora em Osaka, Japão, com sua dona Yoshiko Fujimura, que o descreve como um cachorro muito doce e agradável.

Pássaro mais velho

Cookie, uma cacatua do Major Mitchell, não é apenas o papagaio mais velho de todos os tempos, ele também é o pássaro mais velho que já viveu. Ele tinha 83 anos e 58 dias quando faleceu em 27 de agosto de 2016.

A idade exata de Cookie era desconhecida quando ele chegou ao zoológico de Brookfield. Sua chegada foi documentada em um livro-razão datado de maio de 1934, quando foi estimado ter pelo menos um ano de idade, portanto, ele recebeu uma “data de nascimento” de 30 de junho de 1933. A expectativa de vida média de sua espécie é de 40-60 anos.

Pássaro selvagem mais velho
Uma fêmea de albatroz de Laysan, ou mōlī, chamada de Sabedoria, é a ave mais velha observada na natureza. Incrivelmente, aos 70 anos, ela ainda está produzindo filhos. Seu último filhote nasceu em 1º de fevereiro de 2021. Estima-se que ela tenha criado mais de 35 filhotes ao longo de sua vida.

O primata mais velho de todos os tempos

Cheeta, o chimpanzé, famoso por suas aparições nos filmes de Tarzan dos anos 1930 e 40, é o primata mais antigo da história. Ele nasceu na Libéria, África Ocidental, em 1932 e foi trazido para os EUA em abril do mesmo ano por Tony Gentry.

Depois de uma carreira de sucesso como ator, Cheeta aproveitou sua aposentadoria em Palm Springs, EUA. Ele viveu até os 80 anos, falecendo em dezembro de 2011.

Mamífero mais velho

A espécie de mamífero com vida mais longa é a baleia-da-índia. É uma espécie desdentada, exclusivamente nativa das águas árticas e subárticas. Um estudo de aminoácidos nas lentes oculares de cabeças de borboleta foi conduzido em 1999, colhendo amostras de baleias caçadas entre 1978 e 1997.

Embora a maioria tenha sido avaliada como tendo entre 20 e 60 anos quando morta, um espécime superlativo estimado em 211 anos também foi descoberto. Dada a faixa de precisão dessa técnica de envelhecimento, a cabeça de arco poderia ter entre 177 e 245 anos.

Peixe e vertebrado mais velhos
Com base nas conclusões de um estudo de 2016, o tubarão da Groenlândia, raramente visto, pode viver por 392 anos – e talvez até mais. Este predador que vive nas profundezas e só se torna sexualmente maduro aos 150 anos, está amplamente distribuído no Oceano Atlântico Norte. Acredita-se que essas águas frias contribuam para a longevidade da espécie.

O peixinho dourado mais velho de todos

Excedendo em muito a expectativa de vida média de sua espécie de 10-15 anos, Tish, o peixinho dourado, viveu até os 43 anos. Tish foi o prêmio, em uma barraca de feira no ano de 1956, para Peter Hand, de sete anos. O peixinho foi carinhosamente cuidado pela família Hand até falecer em 6 de agosto de 1999.

Cavalo mais velho de todos os tempos
O velho Billy, parido em 1760, viveu até os 62 anos. Esta é a maior idade registrada com segurança para um cavalo de todos os tempos. Criado por Edward Robinson de Woolston, Lancashire, Reino Unido, o Velho Billy viveu como um cavalo de barcaça que puxava barcaças para cima e para baixo em canais.

O equino idoso faleceu em 27 de novembro de 1822.

Coelho mais velho de todos

O coelho mais velho de todos os tempos foi um coelho selvagem chamado Flopsy, que viveu pelo menos 18 anos e 10 meses de idade.

Depois de ser pega em 6 de agosto de 1964, Flopsy viveu o resto de sua vida na casa de LB Walker na Tasmânia, Austrália. A média de vida de um coelho é de 8 a 12 anos.

Publicidade

Reprodução/ Guinnes


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.