Ciência

Explosão solar no Halloween gerou auroras incríveis e nuvem canibal que atingiu a Terra

Redação Hypeness - 12/11/2021

No último dia 31, o Sol teve três erupções que foram em direção à Terra. Como sabemos, nossa estrela frequentemente “explode” e as partículas emitidas por ela vêm em direção à Terra. Entre o último dia 31 e o dia 3 de novembro, diversas explosões solares desse tipo foram registradas, incluindo uma que deu origem a uma “nuvem canibal”. Quer entender? Continue lendo!

– Sol registra erupção intensa e explosão capaz de afetar comunicações na Terra

Explosão Solar registrada pela NASA

Imagem da NASA de uma erupção solar mostra superfície da estrela com erupção

O que sai do sol é chamado de massa coronal. Entre o dia 31 e 2 de novembro, foram três delas. Uma era a chamada “nuvem canibal”. Mas o que motiva esse nome?

Basicamente, a nuvem canibal é uma explosão tão intensa e rápida que “engole” as explosões anteriores, formando uma massa coronal ainda maior e mais intensa.

E o que essas explosões causaram? Auroras boreais e até auroras austrais. As últimas são menos comuns e ocorrem apenas no Hemisfério Sul. Segundo os cientistas, devido a intensidade dessas tempestades, foram registradas auroras até na Austrália.

O astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), se surpreendeu. “Fomos brindados com as auroras mais fortes de toda a missão, na América do Norte e no Canadá”, twittou. “Picos incríveis mais altos do que nossa órbita, e voamos bem acima do centro do anel, ondas rápidas e pulsos por toda parte”.

Confira imagens das auroras:

-Ouça a música magnética que a Terra ‘canta’ ao ser atingida por uma tempestade solar

 

Publicidade

Fotos: Destaques e Foto 1: © Getty Images Foto 2: Divulgação/Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.