Ciência

Garota de 11 anos contrai gonorreia após banho em piscina termal na Itália

Redação Hypeness - 30/11/2021

Uma menina de 11 anos contraiu gonorreia, uma infecção sexualmente transmissível (IST), após tomar um banho em uma piscina terma na Itália. A identidade da garota não foi revelada, apenas sua origem: a Áustria. O caso foi detalhado no “Journal of Medical Case Reports”. 

– Tirar a camisinha sem consentimento durante o sexo vira crime na Califórnia

O lago conhecido como Espelho de Vênus, na Itália.

A criança estava tomando um banho em um lago conhecido como Specchio di Venere — algo como “Espelho de Vênus”, em tradução livre —, que tem águas quentes graças à ação vulcânica na ilha de Pantelleria. 

A temperatura da água teria sido um fator chave para a infecção. De acordo com especialistas, a menina teria sido infectada após compartilhar a água com uma pessoa infectada. Apesar de raro, o caso não é impossível de acontecer. 

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (National Health Service), gonorreia não pode ser contraída no compartilhamento de água, mas há histórico de casos em que isso tenha acontecido. 

Segundo relato, a menina estava de férias com a família

De acordo com os registros, a menina teria mergulhado na piscina termal após nadar no lago com a família. Ela e o pai ficaram em uma piscina dividida com outros turistas, enquanto a mãe e a irmã mais nova foram para outra, mais próxima do lago. 

Cerca de dois dias depois, a menina passou a sentir dor e queimação e foi receitada uma pomada antifúngica. O creme não ajudou totalmente e os pais da criança acabaram indo a um médico quando retornaram à Áustria, duas semanas depois. Só aí que um exame específico deu positivo para a doença. O pai, a mãe e a irmã da menina testaram negativo.

Vacina contra HPV diminui em quase 90% casos de câncer de colo de útero, aponta estudo

Foi descartada a hipótese de que a menina tivesse tido contato sexual de qualquer forma. Quando recebeu o diagnóstico, ela temeu que seus amigos descobrissem.  

Os autores do estudo sobre o caso da menina austríaca observaram que alguns fatores no Espelho de Vênus podem ter favorecido a transmissão da bactéria que causa a gonorréia.

O primeiro deles é a temperatura da água, muito próxima à do corpo humano. O segundo é a quase estagnação no movimento da água. O lago também possui pH um pouco ácido e é abundante em matéria orgânica. Tudo isso ajudaria a bactéria a sobreviver. 

É necessário que haja um entendimento público de que as pessoas que tomam banho em piscinas termais rasas e muito frequentadas correm o risco de exposição a patógenos por meio da inoculação por outros banhistas“, afirmou a professora Felicity Goodyear-Smith, autora da análise do caso. 

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.