Estilo

Inglaterra proíbe botox em menores de 18 anos; entenda como funciona no Brasil

Redação Hypeness - 26/11/2021 | Atualizada em - 28/11/2021

As injeções anti-rugas e de preenchimento estão sendo proibidas para consumidores de produtos de beleza menores de 18 anos no Reino Unido. A restrição de idade para os dois procedimentos cosméticos ocorre em um momento em que dezenas de milhares de adolescentes se submeteram a tratamentos para suavizar ou aumentar suas características, de acordo com o Daily Mail e o The Sun.

Desde de 1º de outubro, será ilegal para injetores certificados administrarem paralisantes ou enchimentos musculares cosméticos em pacientes com menos de 18 anos.

As injeções anti-rugas e de preenchimento estão sendo proibidas para menores de 18 anos no Reino Unido.

Como funciona a proibição 

A verificação da idade também se tornará um requisito antes do tratamento para garantir que os pacientes e injetores estejam em conformidade com a lei. Haverá exceções para médicos que podem precisar usar um injetável por motivos médicos.

Por exemplo, alguns médicos aprovam o uso da toxina botulínica – o ingrediente-chave do Botox – para aliviar o ranger de dentes, o aperto da mandíbula e as enxaquecas crônicas. A maioria dos consumidores, entretanto, busca esses tratamentos para fins cosméticos em vez de médicos, o que inclui lábios, bochechas, mandíbula, queixo, nariz, testa, sob os olhos e até mesmo realce do corpo.

 

Tanto o The Daily Mail quanto o The Sun relatam que 41.000 procedimentos injetáveis ​​foram administrados em pacientes com menos de 18 anos no Reino Unido no ano passado. Nadine Dorries – a ministra de estado do Departamento de Saúde e Assistência Social – expressou seu apoio ao regulamento em um comunicado que forneceu ao Daily Mail.

“Não há problema em reter os anos quando você atinge uma certa idade. Mas muitas pessoas ficaram emocionalmente e fisicamente marcadas após procedimentos cosméticos malsucedidos”, escreveu Dorries ao meio de comunicação britânico. “Portanto, continuamos a trabalhar em estreita colaboração com as organizações para avaliar a necessidade de salvaguardas mais fortes em torno de procedimentos cosméticos potencialmente prejudiciais.”

A influência dos famosos

Nos últimos anos, celebridades e influenciadores de mídia social se apresentaram para compartilhar os efeitos adversos que tiveram com os injetáveis ​​cosméticos.

A estrela de reality show Khloe Kardashian admitiu que teve uma reação negativa a um preenchimento facial durante um episódio de 2016 de seu programa “Kocktails with Khloe”. “Não sei se é Botox ou preenchimento. Fiz um deles e todo o meu rosto ficou dormente e não consegui fazer [uma expressão]. Tive que dissolver tudo”, disse ela na época. “Eu parecia louco e ainda acho que os efeitos são assim, lá dentro.”

Khloe Kardashian, 37, admitiu que teve uma reação negativa a um preenchimento facial durante um episódio de 2016 de seu programa “Kocktails with Khloe”.

Da mesma forma, a blogueira de estilo de vida Whitney Buha se tornou viral em março, quando mostrou a seus seguidores e ao resto do mundo que sofreu uma queda severa das pálpebras depois de receber injeções de Botox. Ela já se recuperou da reação negativa.

@something.whittyReply to @juliahouser5 quick eye update! ##greenscreenvideo ##botoxupdate ##botoxbeforeandafter ##botoxfail ##botoxquestions♬ original sound – Whitney Buha

Apesar de alguns números notáveis ​​se revelarem sobre os riscos que vêm com os injetáveis, Dorries e outros críticos acreditam que as mídias sociais e os ricos e famosos contribuíram para a crescente demanda pelos dois procedimentos não cirúrgicos, especialmente entre os adolescentes.

O tamanho do mercado global de injetáveis ​​faciais foi avaliado em US $ 13,4 bilhões (mais ou menos 72 trilhões de reais) em 2020, de acordo com estimativas de pesquisa de mercado da Grand View Research. A empresa projeta que o mercado continuará a crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 8,8% de 2021 a 2028.

E no Brasil?

“A aplicação de ‘botox’ para tratamento de rugas dinâmicas e o preenchimento labial, quando indicados, podem ser feitos a partir dos 18 anos.

Porém, no país menores de idade podem ser submetidos a procedimentos estéticos acompanhados dos responsáveis. Deve-se lembrar que a toxina botulínica pode ser utilizada para melhora de contrações musculares involuntárias em crianças a partir de dois anos de idade”, conta Daniel Coimbra, porta-voz da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e professor do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, da Santa Casa do Rio de Janeiro.

Publicidade

Reprodução/ Fox News e Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.