Tecnologia

Já é possível vender os direitos do seu rosto para deepfakes e isso é surreal demais

Redação Hypeness - 03/11/2021 | Atualizada em - 05/11/2021

O seu rosto tem valor para empresas que ganham dinheiro com criação de imagens e vídeos baseados em deepfake. A startup israelense Hour One é uma das que está pagando para poder usar sua face em um banco de dados voltado para criação de personagens que se pareçam reais. 

– Deepfake: quiz quer saber se você sabe diferenciar vídeos fake dos verdadeiros

Apesar de parecer um bom negócio, a oferta tentadora é um tanto quanto invasiva. A partir do momento em que você cede os direitos de utilização da sua imagem, empresas do mundo inteiro podem comprar personagens virtuais gerados pelo seu rosto falando e fazendo qualquer tipo de coisa que as marcas desejarem. 

Para se candidatar, é preciso preencher um formulário disponível no site da empresa e enviar dados como nome, endereço de e-mail e perfil no Instagram para análise. Se o seu rosto chamar atenção dos selecionadores, você será chamado para uma sessão de filmagem. 

– Deepfake: recriaram cenas de ‘Matrix’ substituindo Keanu Reeves por Will Smith

Durante as gravações, a empresa vai registrar o seu rosto fazendo diferentes expressões e vai te pedir para falar uma série de frases que serão guardadas em um banco de dados. 

Vídeos e imagens forjados em deepfake são aqueles que costumam circular pelo WhatsApp como se fossem absolutamente verdade. Por exemplo, você vê o rosto de alguém famoso falando algo que, sabidamente, aquela pessoa jamais falaria. Seus olhos se arregalam e você logo clica para compartilhar o arquivo com outros amigos tendo certeza absoluta de que aquilo é real. Mas não é. 

A sobreposição de imagens reais com outras desenvolvidos por intermédio de inteligência artificial transformam algo falso (fake) em um simulacro muito bem feito, mas ainda assim uma mentira. 

 

Publicidade

Fotos: Hour One/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.