Sustentabilidade

Jacarés ameaçados de extinção aparecem mortos e sem cabeça e SC vive mistério

Vitor Paiva - 17/11/2021

Dois jacarés-de-papo-amarelo foram encontrados recentemente mortos às margens de um córrego na região urbana de Florianópolis, em Santa Catarina. Os animais da espécie ameaçada de extinção foram descobertos com a cabeça e a cauda cortadas, em um mangue dentro de área de preservação ambiental, junto de indícios de sangue e vazamento de óleo: segundo funcionários de um shopping próximo ao local, essa não é primeira vez que algo semelhante ocorre, em situação que está sendo investigada por órgãos ambientais do estado.

Um terceiro jacaré carregou um dos cadáveres para dentro do córrego

Um terceiro jacaré carregou um dos cadáveres para dentro do córrego

-Jacaré morde e dá ‘giro da morte’ com mão de funcionária de zoo na boca; veja vídeo

Agentes da Guarda Municipal de Florianópolis encontraram os animais, e registraram um terceiro jacaré carregando um dos corpos pelas águas do córrego. O cadáver recuperado foi enviado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, na cidade, para procedimento de autopsia. A área de mangue onde os animais foram encontrados também segue em avaliação, na busca para explicar o ocorrido.

Um terceiro jacaré carregou um dos cadáveres para dentro do córrego

O registro foi feito por agentes da Guarda Municipal da cidade

-Destruição do Pantanal tem novo capítulo com jacarés desesperados em rio que secou

De acordo com profissionais do IMA, é ainda cedo para concluir a razão das mortes, que podem ter ocorrido por ação humana, mas também por um predador, ou mesmo por confronto entre os próprios animais – o vazamento de óleo no local também vem sendo investigado, mas não explicaria a decapitação e o corte das caudas dos animais. A Guarda Municipal afirmou que irá intensificar as rondas no local, a fim de evitar que situação semelhante se repita.

Exemplo de jacaré-do-papo-amarelo

Exemplo de jacaré-do-papo-amarelo

-Jacaré viciado em sexo apelidado de Kanye West é contido por 12 pessoas na Austrália

As mortes teriam acontecido no último dia 6 de novembro. O local onde os animais foram encontrados mortos, localizado no bairro de Santa Mônica,  é próximo do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e recebeu placas informativas instaladas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). A Polícia Militar Ambiental também está envolvida na investigação a fim de descobrir o que houve.

 

 

Publicidade

© fotos 1, 2: Guarda Municipal de Florianópolis/Youtube/Reprodução

© foto 3: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.