Diversidade

Malikah Shabazz, filha mais nova de Malcolm X, encontrada morta em NY

Kauê Vieira - 23/11/2021 | Atualizada em - 26/11/2021

Malikah Shabazz, uma das filhas de Malcolm X, foi encontrada morta em Nova York. As informações dão conta que a mulher de 56 anos estava desacordada em seu apartamento no Brooklyn. O caso aconteceu na segunda-feira (22). 

O departamento de polícia de Nova York afasta qualquer suspeita no caso, que acontece dias depois a libertação, após décadas de prisão, de dois homens condenados pelo assassinato de Malcolm X.  São eles Muhammad Aziz, de 83 anos, e Khalil Islam, morto em 2009.  

“A causa da morte depende ainda de alguns resultados finais, mas não parece ser uma morte suspeita”, declarou a porta-voz da equipe de legistas de Nova York, Julie Bolcer. 

Malikah Shabazz, primeira da esquerda para a direita

Filha de Martin Luther King Jr. lamenta 

O corpo de Malikah foi encontrado por uma de suas filhas, que acionou o NYPD por volta das 16h30, no horário local. Malikah Shabazz nasceu meses depois do até hoje misterioso assassinato do líder negro norte-americano no coração de Wahsington Hights, em Nova York, em fevereiro de 1965. 

Malikah teve uma trajetória parecida com a do pai. A mulher de 56 anos também era ativista em defesa dos direitos humanos e chegou a dizer em entrevista recente não achar que “as coisas estariam tão ruins se ele [Malcolm X] ainda estivesse vivo”, declarou à France 24. 

“Pra mim, ele seria hoje um Nelson Mandela ou um Kofi Annan, uma pessoa que serve de norte. Que todos procurariam para conselhos”, concluiu Malikah, assinalando que seu pai era “um muçulmano”. 

 

Malcolm X ao lado de Ilyasah, uma de suas 6 filhas

Berenice King, uma das filhas de Martin Luther King Jr., lamentou a morte de Malikah. “Estou profundamente triste com a morte de Malikah Shabazz. Ofereço meu apoio para os descendentes da Dr. Betty Shabazz e Malcolm X. A Dr. Shabazz estava grávida de Malikah e sua irmã gêmea, Malaak, quando o irmão Malcolm foi morto. Descanse em paz, Malikah”, escreveu ela no Twitter. 

Malikah Shabazz era a mais nova das seis filhas de Malcolm X. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.