Design

Museu futurista de ciência e tecnologia na China parece uma nuvem flutuante sobre a água

Vitor Paiva - 12/11/2021

Para além da eficácia, da velocidade e da praticidade, elementos como elegância, estilo, estética e design são também importantes tanto no campo da ciência quanto da tecnologia, e por isso é justa a beleza arquitetônica do edifício do Hainan Science and Technology Museum, museu de tecnologia e ciência, que será inaugurado em Hainan, na China.

Simulando a forma de uma nuvem pairando sobre as águas, e inserido na paisagem florestal da região, a leveza estética do prédio, desenhado pelo escritório internacional MAD Architects, contrasta com sua dimensão: quando estiver concluído, irá ocupar uma área de mais de 46 mil metros quadrados, explorando os mais diversos campos da tecnologia e da ciência – desde o passado, até o amanhã.

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

O museu se integra à densa floresta da região como uma nuvem

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

A arquitetura foi pensada também para pairar harmoniosamente sobre as águas

-Casarão ‘mal-assombrado’ da Paulista vira Museu de Ciência

De acordo com comunicado do escritório de arquitetura, o desenho do museu foi inspirado na própria dualidade da paisagem onde o prédio será construído: um denso centro urbano colado a uma rica e colorida floresta.

“À distância, o edifício futurista parece emergir da cidade, mas para os visitantes que estiverem entrando no prédio o museu parecerá flutuar sobre a floresta”, diz Ma Yansong, sócio fundador do MAD. Juntando a natureza e o concreto, o museu foi pensado para se erguer ao redor de um átrio central, através do qual a luz natural iluminará seus cinco andares, por onde as galerias e atrações interativas se espalharão.

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

O local terá cinco andares repletos de galerias sobre temas diversos

-Impressionante museu com arquitetura futurista encrustrado numa montanha

Tecnologia, espaço sideral, ciência em geral, matemática, oceanos, vida, cada tema principal terá uma grande galeria, bem como exposições especiais no Museu de Ciência e Tecnologia de Hainan – com direito a um playground para as crianças, junto de uma área interativa oferecendo experiência imersiva aos visitantes.

“Um espaço de exposição espiralado e inclinado ascende pelo vão central dos cinco andares, conectando os visitantes por todo o museu”, diz o comunicado do escritório sobre a construção, que também terá um teatro flutuante, um planetário, um observatório, um grande cinema e um espaço de convivência ao ar livre.

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

O átrio central iluminará com luz natural todo o prédio

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

Experiências imersivas para os mais variados temas serão oferecidas no museu

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

A previsão de inauguração está prevista para 2024

-Biblioteca feita de gravetos em Liyuan, na China, parece saída de um sonho

A ideia é que o local se torne um grande ponto turístico de Hainan, para funcionar, segundo os arquitetos, como um “destino para a exploração da ciência, tecnologia e da natureza, encorajando os visitantes a buscarem inspiração tanto no cenário urbano quanto no natural”.

O projeto do Hainan Science and Technology Museum ainda este em desenvolvimento, mas as imagens ilustrativas foram recentemente liberadas pelo MAD Architects. A inauguração do museu está prevista para acontecer em 2024.

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

O espaço ao ar livre também será aproveitado como ponto de encontro e exposição

Museu de tecnologia e ciência de Hainam

A ideia é tornar o Museu de tecnologia e ciência de Hainam em um ponto turístico da região

Publicidade

© fotos: MAD Architects


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.