Ciência

Onças que mataram 172 flamigos em Foz do Iguaçu eram mãe e filho aprendendo a caçar

Redação Hypeness - 10/11/2021

Na meia-noite dessa terça-feira, duas onças-pintadas – mãe e filho – invadiram o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR). Dos 176 flamingos de diferentes espécies que habitavam o parque, 172 foram mortos em uma caçada violenta que assustou os cuidadores do parque a população da região da fronteira Brasil-Paraguai.

– Tráfico para a China ameaça a onça-pintada em todo continente latino-americano

Flamingos do Parque das Aves foram atacadas por duas onças-pintadas; aves resgatadas acabaram morrendo por conta do estresse causado pela matança

De acordo com os cuidadores do parque, a mãe ensinava seu filhote de onça a caçar e escolheu o Parque das Aves como alvo. O ataque ocorreu durante a madrugada de terça-feira para quarta. Boa parte dos flamingos foram predados, mas muitos morreram de estresse mesmo depois de serem resgatadas.

– Vídeo mostra onça atacando jaguatirica em disputa por água por conta das mudanças climáticas

“No começo do ano, esta onça atingiu a maturidade e, neste ataque ao recinto dos flamingos, estava ensinando o filhote a caçar. É um processo natural para um carnívoro predador. O filhote acompanha a mãe por dois anos, até caminhar por conta própria. Precisamos destacar que o que aconteceu foi uma fatalidade”, disse a pesquisadora Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, ao G1.

O Parque das Aves existe há quase três décadas e nunca havia registrado um ataque de predadores com essas proporções. Entretanto, aos pesquisadores explicam que não existe nenhum risco para seres humanos: são raríssimos ataques do felino gigante à nossa espécie.

– Este bebê flamingo ganhou sapatos para poder passear pelo asfalto sem queimar as patas

“São 80 anos do Parque Nacional e não tem nenhum registro de ataque de onças a seres humanos. Elas se escondem e as pessoas não precisam se preocupar, porque o refúgio e moradia delas é a mata”, completou Barros.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Parque das Aves


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.