Ciência

Por que tubarões atacam as pessoas? Este estudo responde

Redação Hypeness - 12/11/2021

Por que tubarões atacam as pessoas? Os pesquisadores da Universidade Macquarie, em Sydney, publicaram um estudo na revista da Royal Society que, na verdade, os tubarões não tem como alvo seres humanos, mas, por conta de diversas condições neurológicas, eles acabam confundido pessoas, especialmente em pranchas de surf, com leões marinhos e focas.

– Dente gigante do maior tubarão que já existiu é encontrado por mergulhador nos EUA

Por que tubarões atacam

Estudo de pesquisadores da Austrália indicam que, na verdade, tubarões confundem os seres humanos e nos atacam por engano

Segundo o comunicado da universidade australiana que divulga o estudo, os tubarões enxergam seres humanos em pranchas – ou seja, surfistas – da mesma forma que eles enxergam leões marinhos e focas, que são suas presas favoritas para se alimentar.

– Tubarão é filmado nadando em área de expansão de praia em Balneário Camboriú

Eles já tinham a hipótese de que os tubarões realmente se confundiam. Eles utilizaram uma base de dados já existente que mapeava a neurociência dos predadores do mar. Posteriormente, eles testaram várias pranchas – de formas e tamanhos -, e chegaram a conclusão de que, na cabeça dos tubarões, isso pode acabar se tornar confuso.

“Colocamos uma câmera go-pro num veículo subaquático programado para se deslocar à velocidade normal de um tubarão”, afirmou Laura Ryan, autora principal do estudo científico em nota.

Como os animais são daltônicos, as formas acabam se tornando similares e, então, a confusão se torna ainda maior na cabeça deles.

– Tubarão é devorado por peixe gigante no momento em que é pescado; veja vídeo

“Compreender a razão pela qual os ataques de tubarões ocorrem poderá nos ajudar a encontrar formas de prevenir esse tipo de acidente”, concluiu a investigadora.

Em 2020, foram 57 ataques de tubarão registrados em todo o mundo e 10 mortes documentadas. A média dos últimos anos gira em torno de 80 ataques e quatro mortes a cada 365 dias.

Publicidade

Fotos: Destaques: CC0 Public Domain Foto 1: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.