Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
NOVE ANOS. Você consegue se lembrar de como era a vida em 2012? Não parece tão distante, não é mesmo? Pois é. Enquanto o foco da maioria das pessoas que se preocupam com o meio ambiente está nos objetivos relacionados à redução dos níveis de CO2 na atmosfera, um conjunto de cientistas está de olho em outro vilão. A notícia direto do Plastic Health Summit 2021 é que temos nove anos para salvar o mundo dos danos irreparáveis causados pela produção de plástico.
A Plastic Soup Foundation organizou a cúpula, realizada no dia 21 de outubro, em Amsterdã. Maria Westerbos, diretora da PSF, exigiu que a Organização Mundial da Saúde declarasse que o lixo plástico é uma emergência de saúde pública . Se não agirmos agora, disse ela, os danos causados pela poluição do plástico – tanto para o planeta quanto para a saúde humana – serão irreversíveis até 2030. Sua declaração de missão começa, “Parem o tsunami da sopa de plástico o mais rápido possível!”
“Por meio da fragmentação, o plástico e seus aditivos entram nas veias dos ecossistemas globais”, disse Westerbos. “Isso tem repercussões graves na saúde de seres humanos, animais, plantas e meio ambiente. Resíduos de plástico são o novo amianto.”
Nesse encontro estiveram especialistas de várias partes do mundo, incluindo Malawi, Groenlândia, Indonésia, Estados Unidos, Reino Unido e Holanda para apresentar suas pesquisas e depoimentos relacionados ao plástico. Painéis como: One Health, que falou sobre a conexão da saúde ambiental e humana; Justiça Ambiental, que examinou como a poluição e os grupos vulneráveis são os mais atingidos pelos efeitos adversos do plástico à saúde; e The Next Generation, que previu cenários possíveis para as pessoas em 2030. Uma exposição especial chamada Plastic Justice envolveu alunos de escolas de arte e design de Haia, Reykjavík, Barcelona, Londres e Vilnius.
O plástico afeta a saúde humana de inúmeras maneiras. Os seres humanos podem ser prejudicados diretamente por elementos tóxicos que podem estar na composição do plástico, como mercúrio, cádmio, chumbo e o dietilhexil ftalato (DEHP) que é uma carcinógeno. De acordo com os cientistas National Association of Geoscience Teachers, outras toxinas plásticas podem estar ligadas a problemas como deficiências físicas de nascença, câncer, problemas de desenvolvimento infantil e danos no sistema imunológico,
“Precisamos urgentemente financiar mais pesquisas para entender o risco do plástico em nossos corpos e como mitigá-lo”, disse Jo Royle, fundador e CEO da organização ambiental britânica Common Seas. “E precisamos que o governo e as empresas avancem para nos ajudar a reduzir nossa exposição – hoje e no futuro.”
Publicidade
Os incêndios na região da Califórnia e do Oregon, estados da costa oeste dos EUA, provocaram céus apocalípticos...
Já reparou como muitas vezes temos comportamentos que prejudicam a natureza sem sequer perceber? É aquele lixo...
Talvez um dos maiores desafios da nossa geração seja transformar "lixo" em "luxo", e esse é um caso super bem...
O distrito de Vauban, localizado em Friburgo, na Alemanha, é um ilustre exemplo de estilo de vida... Que vai muito...
“Deixe eles loucos” é o nome que a Fazenda Futuro, marca por trás do “Futuro Burger”, escolheu para sua...
Um dos maiores desafios deste século é a questão do plástico, que vem causando estragos em toda natureza e cadeia...
Quando você abre o seu Instagram, a maioria das imagens que aparecem no seu feed são de animaizinhos fofos, paisagens...
Se a sabedoria popular sugere que uma imagem vale mais do que mil palavras, o deboche popular oferece a possibilidade...
Em abril de 2016 foi anunciada a existência de um gigantesco recife de corais na foz do Rio Amazonas, onde o rio...