Sustentabilidade

Produção de plástico atingirá níveis irreversíveis de dano ambiental em 9 anos

Redação Hypeness - 08/11/2021 | Atualizada em - 09/11/2021

NOVE ANOS. Você consegue se lembrar de como era a vida em 2012? Não parece tão distante, não é mesmo? Pois é. Enquanto o foco da maioria das pessoas que se preocupam com o meio ambiente está nos objetivos relacionados à redução dos níveis de CO2 na atmosfera, um conjunto de cientistas está de olho em outro vilão. A notícia direto do Plastic Health Summit 2021 é que temos nove anos para salvar o mundo dos danos irreparáveis ​​causados pela produção de plástico.

Resíduos de plástico são o novo amianto, diz Maria Westerbos, diretora da Plastic Soup Foundation

A Plastic Soup Foundation organizou a cúpula, realizada no dia 21 de outubro, em Amsterdã. Maria Westerbos, diretora da PSF, exigiu que a Organização Mundial da Saúde declarasse que o lixo plástico é uma emergência de saúde pública . Se não agirmos agora, disse ela, os danos causados ​​pela poluição do plástico – tanto para o planeta quanto para a saúde humana – serão irreversíveis até 2030. Sua declaração de missão começa, “Parem o tsunami da sopa de plástico o mais rápido possível!”

 

“Por meio da fragmentação, o plástico e seus aditivos entram nas veias dos ecossistemas globais”, disse Westerbos. “Isso tem repercussões graves na saúde de seres humanos, animais, plantas e meio ambiente. Resíduos de plástico são o novo amianto.”

Nesse encontro estiveram especialistas de várias partes do mundo, incluindo Malawi, Groenlândia, Indonésia, Estados Unidos, Reino Unido e Holanda para apresentar suas pesquisas e depoimentos relacionados ao plástico. Painéis como: One Health, que falou sobre a conexão da saúde ambiental e humana; Justiça Ambiental, que examinou como a poluição e os grupos vulneráveis ​​são os mais atingidos pelos efeitos adversos do plástico à saúde; e The Next Generation, que previu cenários possíveis para as pessoas em 2030. Uma exposição especial chamada Plastic Justice envolveu alunos de escolas de arte e design de Haia, Reykjavík, Barcelona, ​​Londres e Vilnius.

Exposição Plastic Justice – Foto: Roel Backaert

O plástico afeta a saúde humana de inúmeras maneiras. Os seres humanos podem ser prejudicados diretamente por elementos tóxicos que podem estar na composição do plástico, como mercúrio, cádmio, chumbo e o dietilhexil ftalato (DEHP) que é uma carcinógeno. De acordo com os cientistas National Association of Geoscience Teachers, outras toxinas plásticas podem estar ligadas a problemas como deficiências físicas de nascença, câncer, problemas de desenvolvimento infantil e danos no sistema imunológico,

“Precisamos urgentemente financiar mais pesquisas para entender o risco do plástico em nossos corpos e como mitigá-lo”, disse Jo Royle, fundador e CEO da organização ambiental britânica Common Seas. “E precisamos que o governo e as empresas avancem para nos ajudar a reduzir nossa exposição – hoje e no futuro.”

Publicidade

Reprodução/ Unsplash

Foto: Roel Backaert


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.