Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O último congresso da Academia Mundial de Ciências (TWAS) definiu os novos integrantes do grupo que reúne notórios cientistas do mundo todo e uma das novas integrantes da TWAS é Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017 e dona de um currículo impressionante.
– Professora de universidade brasileira é eleita membra da Academia Mundial de Ciências
Socióloga formada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Nísia é pesquisadora em saúde pública. Em 1998, publicou sua tese ‘Um Sertão Chamado Brasil’, que conquistou o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Sociologia no Iuperj. Desde o início dos anos 90 trabalha na área de pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz, uma unidade de preservação e memória da própria Fiocruz.
– Saiba quais as 11 universidades brasileiras entraram no ranking das melhores do mundo
Ela assumiu o posto de presidente da entidade em 2017 e foi reeleita no ano de 2021 como mandatária do Instituto que trouxe vacinas para o Brasil e teve papel essencial na elaboração de políticas públicas contra a covid-19 em nosso país. Nísia foi parabenizada pelo Conselho Nacional de Saúde pela indicação. “O CNS destaca a importância do trabalho desenvolvido por Nísia à frente da instituição, em um momento em que a Fiocruz tem desempenhado um papel fundamental no combate contra o novo coronavírus”, afirmou a instituição em nota.
Além dela, também foram indicados outros nomes para a academia, como o de Adalberto Luis Val, biólogo e vice-presidente da ABC para a Região Norte; Ado Jorio de Vasconcelos, físico e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Márcia Walquíria De Carvalho Dezotti, engenheira e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mariangela Hungria da Cunha, agrônoma e pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Marilia Oliveira Fonseca Goulart, química e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Santuza Teixeira, bioquímica e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Nísia e os novos ingressantes entram para o hall de 141 brasileiros que fazem parte da Academia Mundial De Ciências.
Publicidade
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no campus de Rio Claro observou que a...
As explosões ou erupções solares fazem parte da vida do nosso astro-rei. Regularmente, determinadas partes do sol...
A amizade entre humanos e cachorros é tão antiga que os pesquisadores acreditam que as duas espécies convivem desde...
A ciência na maior parte dos casos oferece todos os seus esforços e mentes brilhantes para desvendar os maiores...
A cidade de São Paulo anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra a covid de pessoas entre 38 e 37...
Há séculos e mais séculos que o temor de um asteroide se chocar com nosso planeta oferece contornos apocalípticos...
A lógica mais elementar lembra que a história que será estudada no futuro está sempre acontecendo hoje, mas foram...
A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua...
Um novo estudo divulgado recentemente apontou que manter distanciamento de 2 metros em ambientes fechados sem o uso de...