Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para selar o compromisso do festival com a redução das emissões de carbono e do impacto ambiental de modo geral, há algumas edições o Rock in Rio passou a adotar a certificação ISO 20121. Reconhecido internacionalmente como referência voltada para as práticas sustentáveis, o certificado fornece estruturas e soluções para que eventos possam reduzir ou mesmo eliminar impactos negativos nas esferas ambientais, sociais e econômicas. A função da certificação, portanto, é combatar, por exemplo, a geração de resíduos, o desperdício, o uso excessivo de recursos essenciais, como energia e água, e ainda possíveis problemas para comunidades locais derivados do evento.
Edição do festival em Lisboa: as medidas sustentáveis começaram a ser aplicadas em 2013
-Rock in Rio 1985: 20 vídeos incríveis para lembrar a primeira e histórica edição
A causa ambiental é parte fundamental do Rock in Rio há diversas edições passadas, e desde 2006 o festival tem a redução da emissão de gases do efeito estufa como propósito de diversas mudanças promovidas em sua realização desde então. Em 2013, o compromisso ambiental passou a ser certificado pela empresa portuguesa APCER, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria e educação, responsável por medir os resíduos evitados pelas práticas sustentáveis adotadas pelo festival: já na edição de 2013, nove mil toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera, através da otimização do uso da eletricidade e de combustíveis, no local, no tratamento de resíduos e no transporte do público, do equipamento e de artistas.
-Pegada de carbono do mundo dos esportes pode ser comparada a de um país inteiro
“Mais que a implementação de uma cultura de melhoria contínua para as organizações, públicas ou privadas, e mitigar os impactos ambientais, também pode resultar em economia financeira”, explica Alessandra Gaspar, diretora-executiva da APCER Brasil. “Nossa parceria com o Rock In Rio é gratificante, pois nosso propósito é de cuidar do planeta e proporcionar competência e confiança à sociedade. Para isso, a APCER trabalha com mais de 80 normas e condutas para certificações, com temáticas de sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, proteção de dados, entre outras”, conclui Alessandra.
Metas do Rock in Rio para 2030
-Conheça alguns dos projetos mais relevantes na produção de créditos de carbono no Brasil hoje
O investimento em créditos de carbono é parte da política de compensação da pegada do Rock in Rio, destinados para substituir o uso de combustíveis fósseis por biomassa. Mais do que somente reduzir o impacto negativo, porém, o trabalho da APCER e o Certificado ISO 20121 visam também o lado bom da causa, buscando maximizar os impactos positivos trazidos pelas práticas sustentáveis. Aplicar, por exemplo, um melhor planejamento e processos otimizados sobre toda a cadeia de fornecimento para a realização do festival é parte dessa maximização, através dos organizadores, gestores, construtores e operadores logísticos, entre muitos outros. A próxima edição do Rock in Rio está agendada para setembro de 2022.
As medidas da APCER são aplicadas em todas as etapas do festival – da montagem ao lixo
Publicidade
O imenso derramamento de óleo que tomou o litoral nordestino segue há quase dois meses se ampliando e manchando os...
Uma das hipóteses mais fortes sobre o começo da pandemia do novo coronavírus vincula seres humanos a animais...
Cientistias analisam os dados iniciais sobre a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai que ocorreu em...
A busca por alternativas mais naturais já extrapolou a alimentação e mais recentemente chegou aos produtos de...
O IndieGogo, popular ferramenta de financiamento coletivo, destacou na semana passada um promissor projeto: o Rawlemon,...
Não é a primeira, mas podemos lutar para que seja a última vez que uma baleia é encontrada morta devido à...
O Restaurante Comunitário da Estrutural, em Brasília, está colhendo o que planta. Literalmente. As refeições...
Os pedestres e os ciclistas vão começar o ano com uma boa notícia em Madrid. A partir de janeiro de 2015, o centro...
Quem acha que o ator norte-americano Leonardo Di Caprio é apenas mais um rostinho bonito está enganado. Diversas...