Tecnologia

Startup usa energia cinética para atirar pedras ao espaço e ensaia tecnologia para voos espaciais

Redação Hypeness - 26/11/2021 | Atualizada em - 30/11/2021

Você já viu o quanto de fumaça sai de um foguete após o lançamento de uma nave ao espaço? A start-up SpinLaunch pretende resolver esse que é um dos grandes problemas que envolvem a exploração espacial através de um método pouco ortodoxo: eles querem utilizar energia cinética para “estilingar” coisas em direção ao espaço.

É isso mesmo. A empresa deseja lançar objetos ao espaço, como satélites e naves, sem a utilização de combustíveis fósseis. E como fazer isso? Através de um dos conceitos mais básicos da Física que a gente até estuda no nosso ensino médio.

– Um dos manuais de astronomia mais belos do Renascimento foi feito pelo astrônomo do imperador Carlos V

Lançador da Spinlanch nos Estados Unidos já fez testes

Basicamente, a SpinLaunch tem um nome auto-explicativo: eles rodam o projétil que irá ao espaço em alta velocidade para que ele acumule energia cinética para ser lançado em direção aos céus. Em testes, a empresa conseguiu enviar objetos a 3 quilômetros de altura, o que está bem longe do espaço, mas já é algo considerável. Os testes superaram a expectativas dos cientistas.

– Cientistas podem ter detectado o ‘zumbido do universo’, capaz de mudar a astronomia para sempre

A start-up arrecadou mais de US$ 110 milhões (cerca de R$ 593 milhões, na cotação atual) em aportes de investidores como Kleiner Perkins, Google Ventures, Airbus Ventures, Catapult Ventures, Lauder Partners e McKinley Capital.

O CEO da empresa Jonathan Yaney disse que está amando o empreendimento. “Descobri que o quanto mais louco e audacioso o projeto, mais legal é trabalhar nele e até contar sobre ele aqui. Precisamos nos provar de que realmente podemos fazer isso”, disse.

– Entenda acordo entre Elon Musk e governo brasileiro para rede de satélites na Amazônia

“Estamos construindo uma empresa e um sistema de lançamento espacial que vai entrar no mercado comercial oferecendo uma regularidade altíssima e o menor custo do segmento”, resumiu Yaney.

Publicidade

Fotos: Divulgação/SpinLaunch


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.