Ciência

Tubarão-da-Groelândia com cerca de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo

Vitor Paiva - 16/11/2021 | Atualizada em - 18/11/2021

Um experimento realizado com 28 tubarões por pesquisadores da Universidade de Copenhague concluiu que, além de ser um dos maiores tubarões do mundo, o Tubarão-da-Groenlândia é também o vertebrado com a maior longevidade conhecida na Terra – um dos animais estudados teria se aproximado, de acordo com a pesquisa, dos 4 séculos de idade. De nome científico Somniosus microcephalus, a espécie pode chegar a 5 metros de comprimento (mas já registrou indivíduos de 7,3 metros), vive em águas extremamente profundas, e a média de ao menos 272 anos mas podendo se aproximar dos 400 anos – e, pela margem de erro, passar dos 500 anos – estabelecida pela pesquisa é a maior já registrada entre animais vertebrados.

Tubarão-da-Groenlândia

O Tubarão-da-Groenlândia é o vertebrado com maior expectativa de vida conhecido, diz o estudo

-Série de retratos comovente capta a velhice de animais

O estudo, publicado na revista Science, foi realizada em 2016 por pesquisadores dinamarqueses e liderado pelo cientista Julius Nielsen, superou o recorde que até então era mantido pela Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus), com sua idade estimada em 211 anos. Para realizar o cálculo, a técnica utilizada foi de datação por radiocarbono, estudando proteínas isoladas da retina de 28 fêmeas da espécie do Tubarão-da-Groenlândia. Foi assim que se estabeleceu que a maior das fêmeas analisadas, com cerca de 5 metros, podia ter vivido entre 272 e 512 anos, já que a datação por carbono não estabelece datas precisas. Para além da margem de erro de cerca de 100 anos para mais ou menos, o estudo sugere que a idade precisa localiza-se no meio dessa margem, em cerca de 400 anos.

Tubarão-da-Groenlândia

A fêmea mais velha analisada no estudo tinha cerca de 400 anos – mas sua idade pode ter chegado a mais de 500

-Dente gigante do maior tubarão que já existiu é encontrado por mergulhador nos EUA

“Sabíamos que estávamos lidando com um animal incomum, mas acho que todos na equipe ficaram muito surpresos de saber que são tão velhos”, afirmou Nielsen. “Até no limite inferior, 272 anos, mesmo se essa fosse a idade máxima, ainda seria o vertebrado mais longevo do planeta”, diz o cientista. A conclusão determina que a fêmea em questão nasceu entre os anos de 1501 e 1744, mas a data mais provável é mesmo em meados do século XVII. Esse tubarão apresenta um ritmo de crescimento especialmente lento, de cerca de 1 centímetro por ano, e nada em velocidade igualmente vagarosa, a mais de 1200 metros de profundidade, nas águas geladas do Atlântico Norte.

Tubarão-da-Groenlândia

A idade foi medida através de datação por radiocarbono pela retina dos animais

-Conheça a história do gato mais velho do mundo, que tem 26 anos e foi adotado de um abrigo em 1989

O animal é também o mais velho a atingir sua maturidade sexual: apesar de poder se reproduzir desde os 22 anos e até os 156 anos, os indivíduos maiores, que superam os cinco metros de tamanho, aumentam consideravelmente também o prazo de atividades sexuais e de maturidade sexual, variando, em tais casos, entre 120 e 392 anos. Apesar de ter sido confirmado como o vertebrado mais antigo já descoberto, o Tubarão-da-Groenlândia perderia seu título se o cálculo incluísse invertebrados: um molusco conhecido como Ming, da espécie Arcticidae, viveu 507 anos, entre 1499 e 2016, e só morreu pois foi aberto por cientistas, que não sabiam sua idade, para ser estudado.

Tubarão-da-Groenlândia

O Tubarão-da-Groenlândia só perde para um molusco de 507 anos

Publicidade

© foto 1: Alamy Stock Photo

© foto 2: Julius Nielsen

© foto 3, 4: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.