Viagem

Varanasi: a cidade indiana onde servir carne é proibido por lei

Vitor Paiva - 30/11/2021 | Atualizada em - 02/12/2021

Com quase 4 mil anos de idade, Varanasi, na Índia, é uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo. Surgida por volta de 1.800 antes da era comum, no estado de Uttar Pradesh, à beira do Rio Ganges, é também a mais sagrada para os seguidores do hinduísmo: a lenda conta que a cidade foi fundada por Shiva, o destruidor do universo. Acontece que Shiva também é um deus vegetariano, e como os moradores de Varanasi são quase todos vegetarianos fervorosos, a cidade nos últimos anos vem se destacando também por sua gastronomia – determinada por um fato singular: desde 2019, que é proibido comer carne em praticamente toda a cidade.

A cidade de Varanasi é a mais sagrada para o hinduísmo

A cidade de Varanasi é a mais sagrada para o hinduísmo

-5 pratos indianos que você precisa conhecer – e provar pelo menos uma vez na vida

Apesar das vacas serem sagradas na Índia, a   té recentemente, os restaurantes da cidade costumavam servir carne por conta do turismo, enquanto em praticamente todas as casas era preparado um cardápio sátvico, ou “vegetariano puro”, uma versão radical da dieta vegetariana costumeira que, baseada em princípios ayurvédicos seguindo rígidos padrões de alimentação prescritos pelo Sanatana dharma, espécie de hinduísmo “absoluto”, que proíbe o consumo até mesmo de cebola e alho, que se acredita que aumentaria a agressividade e a raiva. Os seguidores do vegetarianismo puro sequer tomam um copo de água em uma casa onde carne é consumida.

Hambúrguer vegetariano preparado nas ruas da cidade

Hambúrguer vegetariano preparado nas ruas da cidade

O Rio Ganges visto de Varanasi

O Rio Ganges visto de Varanasi

-Bíblia pode ter defendido o vegetarianismo; entenda teoria polêmica

O que era costume, porém, se tornou lei em 2019, quando o governo do partido nacionalista hindu BJP estabeleceu proibiu a venda e o consumo de carne em um raio de 250 metros ao redor de todos os templos, locais históricos e pontos sagrados da cidade. Com isso, pratos então considerados “humildes” e caseiros passaram a constar mesmo nos mais luxuosos restaurantes da cidade – e algumas incríveis e milenares tradições culinárias passaram a chamar atenção não só dos visitantes, como também dos principais chefs de todo o mundo.

A comida de rua em Varanasi

A comida de rua em Varanasi é especialmente celebrada como uma deliciosa joia culinária

-A incrível cerimônia de noivado desse casal homossexual hindu é a prova de que o amor vence sempre

Pois apesar das determinações restritivas, especialistas garantem que uma coisa não é restrita na culinária sátvica de Varanasi: o sabor. Se a culinária indiana é uma das mais celebradas e consumidas no mundo, essa vertente vem sendo vista como uma incrível novidade, mesmo que venha de tradição com milhares de anos, que abusa de temperos e especiarias, e mistura vasta variedade de vegetais, folhas e formas de preparo especiais. E não só nos restaurantes de luxo, já que a venda de comida nas ruas da cidade é também excitante e, garantem, deliciosa. Apesar de ser costumeiramente visitada por motivação religiosa, o lado gastronômico e vegetariano de Varanasi vem se tornando cada vez mais um atraente convite ao turismo – que também não deixa de ser, portanto, sagrado.

Varanasi

O consumo de carne é proibido em praticamente toda a cidade

Publicidade

© fotos 1, 3, 5: Wikimedia Commons

© foto 2: Getty Images

© foto 4: Pixabay


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.