Estilo

Virgil Abloh: como designer da Off White, falecido aos 41 anos, reviveu tênis clássicos de Jordan e da Nike

Vitor Paiva - 30/11/2021 | Atualizada em - 07/12/2021

O Grupo LHVM confirmou por suas redes sociais o falecimento do designer estadunidense Virgil Abloh, de 41 anos. Segundo a postagem, o estilista da coleção masculina da Louis Vuitton e CEO da marca Off White morreu no último domingo, 28, em decorrência de um angiossarcoma cardíaco, forma rara de câncer no coração, após luta intensa contra a doença.

Segundo a família, Abloh soube do diagnóstico em 2019, e optou por enfrentar a situação reservadamente, passando por tratamentos desafiadores sem deixar, no entanto, de dirigir “várias instituições importantes que abrangem moda, arte e cultura”, diz o comunicado.

O designer Virgil Abloh, falecido recentemente, aos 41 anos

O designer Virgil Abloh, falecido recentemente, aos 41 anos

Clássico de Jordan reinventado 

Nos últimos anos, Abloh se confirmou como o mais importante e influente nome da moda em todo o mundo – sua marca Off White não só era referência no streetwear e entre famosos, como, através de parceria com a Nike, reinventou um clássico.

Em 2017, a Off White relançou o revolucionário Air Jordan I, um dos mais populares e importantes tênis já lançados, mantendo o espírito original de 1985 e a marca de Michael Jordan, mas trazendo detalhes que rejuvenesceram a peça – incluindo incríveis versões em outras cores, com as palavras “AIR” e “SHOELACE” destacando traços que se tornaria icônicos da parceria –  alcançando, novamente, imenso sucesso. Desde então, foram diversas recriações, não só dos vários modelos de Air Jordan, mas também de outras linhas clássicas, como Air Max, e mais – foram 10 novidades, incluindo ícones, como o Converse Chuck Taylor, o Air Max 90 e o Air Force 1.

-Vendido por U$ 1,8 milhão, Kanye West dá nome ao tênis mais caro e desejado do mundo

A versão da Off White para o clássico Air Jordan 1, da Nike

A versão da Off White para o clássico Air Jordan 1, da Nike

Air Jordan 1 x Off White

Lançado em 2017, o Air Jordan 1 x Off White foi a recriação por Virgil do clássico de 1985

-Com jogador banido da NFL após protestos, Nike pede que você tenha ‘sonhos malucos’

Segundo consta, a parceria foi uma frutífera e feliz via de mão dupla, já que a Nike buscava de fato se reinventar, e ao mesmo tempo ofereceu um espaço de confiança e incentivo para que o designer pudesse mexer em clássicos, sem abrir mão do que já é verdadeiramente histórico – uma perfeita recriação, que conquistou prêmios e milhões de pares vendidos.

“A Nike é progressista. Eles poderiam facilmente ter me dito que eu não poderia fazer isso ou aquilo. Ao invés, porém, disseram que fizemos uma parceria para encontrar um novo espaço”, afirmou o estilista, em entrevista de 2017. Segundo consta, horas após o triste anúncio de seu falecimento, os preços do Air Jordan 1 x Off White dispararam: lançados em 2017 por 190 dólares, o modelo já está sendo vendido por até 10 mil dólares hoje.

Abloh

Abloh customizando sua versão do Air Jordan

Abloh

Outra versão do modelo, nas cores da universidade em que Jordan jogava antes do Chicago Bulls

-Artista japonês transforma tênis Nike antigos em vasos para plantas

Quem foi Virgil Abloh 

Nascido em Illinois, nos EUA, filho de imigrantes ganeses, Virgil Abloh trabalhava como DJ ainda na escola e na faculdade, até se formar em engenharia civil pela Universidade de Wisconsin e em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois.

No início dos anos 2000, começou a trabalhar como consultor artístico do rapper Kanye West, auxiliando na concepção visual das capas de disco e dos cenários do artista: em 2013, criou a marca Off White de roupas streetwear, cujo sucesso chamou a atenção da Louis Vuitton: o convite para assumir a marca veio em 2018, e as mudanças desde então foram profundas e impactantes. Em 2020, o estilista leiloou um Air Jordan 4 x Off White, e doou cerca de R$ 1 milhão para o movimento Black Lives Matter após o assassinato de George Floyd pela polícia.

Recriação por Virgil do clássico Converse Chuck Taylor

Recriação da Off White do clássico Converse Chuck Taylor

Foram 10 os modelos na Nike recriados pelo designer

Foram 10 os modelos na Nike recriados pelo designer

História na Louis Vuitton 

Quando assumiu a criação masculina da Louis Vuitton, Abloh  tornou-se um dos primeiros homens negros a assinarem uma grande marca – o primeiro em 150 anos da grife francesa -, tornando os desfiles em um espaço de debate e afirmação.

Sob sua direção, a Louis Vuitton passou a trazer temas inclusivos para seu universo, com expressões de fluidez de gênero e afirmação racial nos desfiles – que ganharam camadas poéticas e artísticas profundas em processo que expandiu a popularidade da grife nos últimos anos. Não fui feito para um pódio, mas vou projetar um pódio que crie uma mudança no sistema”, afirmou o designer, em entrevista no ano passado. Virgil Abloh deixa sua esposa, Shannon Abloh, e dois filhos, Lowe e Gray.

-Naomi Osaka brilha como novo rosto da Louis Vuitton

Abloh

Abloh pintando a mão um dos modelos

Abloh

Depois da morte de Abloh, o Air Jordan 1 da Off White saltou a preços superiores a 10 mil dólares

Publicidade

© fotos 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8: Nike/Divulgação

© foto 4: Twitter/Reprodução

© foto 9: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.