Arte

Xiran Jay Zhao: escritora chinesa fenômeno de vendas no mundo todo chega ao Brasil em 2022

Vitor Paiva - 12/11/2021

Misturando ficção científica com a história real da China, o novo livro da jovem autora Xiran Jay Zhao vem sendo celebrado como um encontro entre “O Conto de Aia” e “O Círculo de Fogo” mas em ritmo de anime, para chegar a uma história de aventura e vingança, e de afirmação feminina em luta.

Misturando um contexto fantástico e futurista com o passado imperial chinês, Iron Widow conta a história de Wu Zetian, uma jovem que busca vingança pelo assassinato de sua irmã, enquanto ajudam a pilotar robôs gigantes que enfrentam alienígenas escondidos além da Grande Muralha da China. Parece uma louca premissa para um livro, e é – mas a aventura ainda nem começou.

Iron Widow

Iron Widow é o primeiro romance da autora

-As incríveis máscaras coloridas usadas na Ópera Chinesa há mais de 1000 anos

Ao demonstrar força e talento para a batalha, Zetian conquista também poder – e inimigos. A personagem se torna uma Iron Widow (Viúva de ferro, em tradução livre), classe de pilota muito temida e também odiada por aqueles que não querem ver uma mulher ocupando um lugar de tamanho destaque, e passa então a ter de lutar não somente para vingar sua irmã, mas também por sua própria sobrevivência.

“Disposta a mostrar sua força e a sobreviver a um sistema que quer matá-la, Wu Zetian tem novos objetivos: se tornar a maior guerreira de Chrysalises e impedir que mais mulheres sejam sacrificadas”, diz o texto de divulgação do livro no site da editora.

A jovem autora chinesa Xiran Jay Zhao com seu primeiro livro

A jovem autora chinesa Xiran Jay Zhao com seu primeiro livro

-Nüshu: a língua secreta só para mulheres inventada na província de Hunan, na China

Curiosamente, a inspiração para a personagem principal vem de uma das personalidades mais interessantes e singulares da milenar história chinesa: Wu Zetian é o nome da única mulher a ter ocupado o trono imperial da China em todos os tempos, entre os anos de 690 e 705 da era comum.

Como se pode imaginar, apesar de seu reinado ter sido de conquistas e expansões do império, a presença de uma mulher no poder máximo do país causou turbulências políticas e mesmo religiosas. Assim como a personagem do livro, a Zetian da vida real também precisou enfrentar um sistema que não a queria no lugar que ocupava.

Representação da imperatriz chinesa Wu Zetian

Representação da imperatriz chinesa Wu Zetian

-A imperatriz romana transgênero convenientemente apagada da história

Xiran Jay Zhao é uma jovem autora de ficção científica chinesa, formada pela Universidade Simon Fraser, em Vancouver, no Canadá, mas também pela internet.

Curiosamente, além de ser uma autora no topo dos livros mais vendidos segundo o New York Times, ela também é cosplayer e youtuber, com um canal com quase 350 mil inscritos, onde fala da história e da cultura chinesa em seus vídeos. Ainda sem tradução para o português, Iron Widow é seu primeiro romance, e será lançado no Brasil pela Editora Intrínseca no primeiro semestre de 2022.

A jovem autora chinesa Xiran Jay Zhao com seu primeiro livro

A autora é também cosplayer, e tem um canal de youtube sobre cultura chinesa

Publicidade

© foto 1: Divulgação

© foto 3: Wikimedia Commons

© fotos 2, 4: Instagram/Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.