Ciência

5 alimentos que melhoram o foco mental e ajudam nas atividades cerebrais

14 • 12 • 2021 às 10:23
Atualizada em 15 • 12 • 2021 às 10:06
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A qualidade de nossas habilidades cerebrais, como concentração, memória, foco e aprendizado, é fruto de nossos hábitos, de dedicação e muito trabalho, mas também de nossa alimentação. Todo o nosso corpo, afinal, precisa dos nutrientes corretos para melhor funcionar, e com o cérebro não teria como ser diferente, e o cardápio correto é parte fundamental, tal qual um combustível, para aumentarmos nossa capacidade de concentração e aprendizado – nós não somente somos o que comemos, mas também somos tão inteligentes quanto a qualidade de nossa comida.

cérebro

Além dos hábitos e exercícios, os alimentos também ajudam o cérebro em seu funcionamento

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São muitos os nutrientes fundamentais para melhorar o funcionamento do nosso cérebro de modo geral, como ômega 3, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e os fosfolipídios, além de sais mineiras como zinco, selênio, ferro e fósforo encontrados principalmente em folhas, sementes, frutas e grãos. Assim, entre diversos alimentos como cacau, café, linhaça, nozes, sementes de abóbora, broto de feijão e soja – todos alimentos nutritivos para melhorar nossas atividades cerebrais –, selecionamos outros 5 alimentos perfeitos para uma alimentação ao mesmo tempo saborosa e capaz de turbinar nosso foco, nossa concentração, nossas capacidades de aprendizado.

Berries ou frutas silvestres

berries

Berries: as frutas silvestres trazem importantes benefícios ao cérebro

Framboesa, amora, mirtilo, oxicoco e tantas mais – incluindo nosso açaí – são frutas silvestres ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios, e aumentam nossas funções cerebrais, reduzem os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro e ainda reduzem perdas de memória.

Brócolis

brócolis

Abundante no brócolis, a Vitamina K é considerada anti-hemorrágica

Por ser rico em vitamina K, capaz de fortalecer nossa capacidade cognitiva, o brócolis é um alimento que mantém nossa memória em dia, afia nosso raciocínio e, assim, nossas habilidades de aprendizado.

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Cúrcuma

cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz de aparência semelhante ao gengibre

A cúrcuma é, em princípio, uma simples raiz tornada em tempero, mas que possui muitos benefícios para nossa saúde – inclusive cerebrais, por ser rico em curcumina, substância que melhora nossa memória e o processo de formação de novas células cerebrais, capaz de reduzir inflamações no cérebro e, assim, ajudar no combate ao Alzheimer.

Espinafre

espinafre

O espinafre é um super alimento, oferecendo diversos benefícios ao corpo humano

O espinafre é quase um super alimento, que oferece muitos benefícios a todo nosso corpo e nossa saúde, e o cérebro não fica de fora desse turbo: entre tantos efeitos, a folha é rica em nitratos, substâncias que melhoram nossa circulação sanguínea e, assim, ampliam a performance do cérebro.

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Abacate

ABACATE

Nos últimos anos o abacate tornou-se um fruto especialmente popular no mundo todo

Assim como o espinafre está para as folhas, o abacate é uma super fruta, rica em gorduras monoinsaturadas, que ajudam na saúde do sistema cardiovascular, combatem o colesterol ruim, e, ao melhorar a circulação do sangue como um todo, ampliam as capacidades cerebrais de forma substantiva.

mulher estudante

Todos esses alimentos ajudam em nossa concentração e saúde cerebral

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