Viagem

A fonte misteriosa, cuja origem ninguém é capaz de desvendar

17 • 12 • 2021 às 16:14 Adriane Primo
Adriane Primo   Redatora Comunicadora, praieira nascida em Ilhéus, no sul da Bahia, nunca soube fazer outra coisa senão comunicação, em especial aquelas que envolvem arte, cultura e sociedade. Já escreveu para jornal, sites de notícias, atuou (e atua) em assessorias de imprensa, gerenciamento de redes sociais, pesquisa criativa e afins. Pensa, escreve e executa projetos de desenvolvimento social.

Acredite se quiser, mas há lugares no mundo que o Homem ainda não conseguiu chegar. É o caso da origem da fonte Fosse Dionne, localizada na cidade de Tonnerre, no nordeste da França .

A pequena cidade foi construída no século 18 ao redor dessa nascente misteriosa cercada de lendas. Pensava-se que havia uma cobra gigante nas profundezas, que era o portal para outro mundo, e até tinha quem relatasse milagres. Lendas à parte, o fato é que ninguém jamais foi capaz de localizar sua origem.

O mistério que ronda a origem de Fosse Dionne, que significa “poço divino”, tem até mortes. Foto: Pline / Wikimedia Commons

 

-As salinas rosas e naturais que parecem manipulação digital no sul da França

O mistério que ronda a origem de Fosse Dionne, que significa “poço divino”, tem até mortes. Em 1974, dois mergulhadores profissionais desceram nas estreitas passagens das rochas calcárias, mas em vez de encontrar uma origem da nascente, seu fim, incapazes de navegar por abismo estreito, morreram. Em 1996 uma exploração foi retomada, mas o mergulhador contratado também morreu. E em 1979 levantamentos topográficos foram feitos.

Fosse Dionne fica localizado no nordeste da França e é um dos pontos turísticos mais visitados da localidade

Fosse Dionne fica localizado no nordeste da França e é um dos pontos turísticos mais visitados da localidade. Foto: VACAYS

-Mergulhador israelense encontra espada de 900 anos de cavaleiro das Cruzadas

No ano passado, o prefeito de Tonnerre contratou o mergulhador profissional Pierre-Éric Deseigne para finalmente resolver o mistério. Ele desceu mais de 70 m no subsolo, aventurando-se a mais de 370 metros da entrada da cavidade, mas não conseguiu alcançar sua origem. 

Pelo visto, a origem da Fosse Dionne segue sem resposta. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Pline/Wikimedia Commons/foto 2: VACAYS/Reprodução 


Canais Especiais Hypeness