Inspiração

A história da princesa havaiana que ajudou a recuperar a tradição ancestral do surfe

Redação Hypeness - 13/12/2021 | Atualizada em - 19/01/2022

Era uma vez uma princesa que amava surfarEssa é a história da Princesa Kaneamuna, que governou Ho’okena, na Ilha Grande, no Havaí. Acredita-se que seu reinado pode ser datado até o ano de 1600, a mesma data atribuída à prancha de surfe mais antiga já encontrada, que foi descoberta em sua caverna funerária. 

Para além dos registros históricos, existem as lendas que são contadas para cada geração. Diz-se que a princesa pediu a artesãos que fizessem pranchas e trenós de diferentes formatos para testar no mar. Durante seu reinado, o surf se tornou uma atividade comunitária nas ilhas para homens, mulheres e crianças de todas as classes sociais. 

– Olimpíadas: depois do skate e surf, breaking chega ao nível olímpico

Registros históricos da cidade destacam mulheres na prática do surf

Mas a de colonizadores no século XIX venceria essa tradição. Missionários americanos proibiram a prática do esporte por ser de gênero misto e ter seus praticantes desnudados para entrar no mar. A população foi considerada selvagem pelos novos “governantes” do local. 

– Ele superou Medina e se tornou primeiro nordestino campeão mundial de surfe

A princesa Ka’iulani, de Ho’okena

Até que, uma outra princesa, a Ka’iulani surgiu para ajudar a reviver o esporte no Havaí, além de torná-lo internacional. Ka’iulani surfou no Canal da Mancha, na Inglaterra, e levou o mundo à loucura com o esporte. Ela morreu, tragicamente, algum tempo após o feito, tendo completado 23 anos – depois disso, os Estados Unidos anexou o Havaí. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.