Arte

A trupe que segue a rara tradição dos caubóis poetas nos EUA

Redação Hypeness - 09/12/2021

Quando pensamos em caubóis dos EUA, nos lembramos dos filmes do velho-oeste e figuras como a de Clint Eastwood em ‘A Trilogia dos Dólares’: uma masculinidade solitária, séria e violenta. Entretanto, uma cultura comum entre os homens e mulheres do velho-oeste estadunidense é a poesia.

– Cowboy negro: Django da vida real prendeu 3 mil foras da lei no Velho Oeste dos EUA

Dan Flemons, cantor negro que participa ativamente da reunião dos poetas cowboys

Os ‘buckaroos’ são os poetas que contam a história dos caubóis em reuniões nacionais todos os anos. O ‘Cowboy Poetry Gathering’ ou ‘Reunião da Poesia Caubói’ acontece anualmente e reune pessoas de todo os EUA para relatar histórias sobre a cultura dos caubóis.

O evento começou nos anos 80 como uma reunião de escritores e especialistas em cultura cowboy, mas acabou crescendo e, quatro décadas depois, segue forte e intenso. E se toda a cultura que envolve o passado dos EUA é controversa e marcada pelo racismo e se o presente é visto em uma divisão inquietante e irreconciliável entre democratas e republicanos, esse evento parece ser algo próximo de uma união acima de tudo isso.

Como já contamos aqui no Hypeness, a cultura cowboy também é forte entre os negros do país e muitas dessas narrativas acabam sendo compartilhadas nesse momento.

“Existe uma grande divisão nos EUA como um todo, sobre tudo. Mas essas reuniões trazem todos nós para o mesmo lugar e para o mesmo sentimento. Talvez seja porque nós cowboys sejamos simpáticos, mas acredito que não. Acredito que nossas histórias e nossos sentimentos criam pontes enormes e fortes entre essas divisões incríveis”, explica Amy Hale Auker, uma das organizadoras do evento à Vice.

Os poemas tratam comumente de diversos temas, como a solidão, a vida rural em relação ao campo e os símbolos de tempos antigos e ancestrais de um mundo que tem perdido o sentido.

– Artista cria versão feminina de cowboys famosos do cinema 

“Não, a vida do caubói não é cheia de facilidades,

Ele não tem os confortos que vocês tem nas cidades,

Mas ele não é merecedor de simpatia por conta de como vive sua vida,

Porque há tempos onde ele é apenas leviano se banhando em um enorme oceano”

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.