Debate

‘Amor, ordem e progresso’: o que pretende grupo que pretende mudar a Bandeira do Brasil

08 • 12 • 2021 às 15:24 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma das primeiras coisas que aprendemos no ensino fundamental é a reconhecer a Bandeira do Brasil: verde, amarelo, azul e branco são as cores oficiais. As estrelas no meio representam os 26 estados do país mais o Distrito Federal. E uma faixa com a frase “Ordem e Progresso” estampa o centro. 

Mas há um grupo que deseja mudar a bandeira como conhecemos. Bom, pelo menos o que está escrito nela. O movimento ‘Amor na Bandeira’ realiza um abaixo assinado online com a proposta de inclusão da palavra ‘amor’ na bandeira nacional, o que tornaria o lema “Amor, ordem e progresso”. 

– Brasileiros criam bandeira e hino pra dar uma identidade a refugiados que irão competir nas Olimpíadas

‘Amor, ordem e progresso’: o que pretende grupo que pretende mudar a Bandeira do Brasil

O objetivo do movimento é combater o ódio político e relembrar a relevância do Dia da Bandeira, comemorado no dia 19 de outubro. No site oficial da iniciativa, os participantes desse grupo declaram a Bandeira do Brasil como o maior símbolo de uma nação. 

– Bolsonaro ameaça jornalista e lembra general da ditadura militar: ‘Encher tua boca de porrada’

O movimento nasceu da filosofia positivista do francês Auguste Comte, que já existe no lema atual da bandeira, uma vez que “ordem” vem da ideia de manter tudo aquilo que é bom, que funciona, que é correto. Enquanto “progresso” seria uma defesa do desenvolvimento da sociedade brasileira. Será que está na hora de mudar um símbolo tão sólido para o Brasil?

Publicidade

Foto: Divulgação/Mudamos.org


Canais Especiais Hypeness