Sustentabilidade

Animação traz drama de urso polar e seu filhote e chama a atenção para a emergência climática

02 • 12 • 2021 às 09:53
Atualizada em 07 • 12 • 2021 às 10:02
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um trabalho impressionante de comentário social e destreza técnica, “Migrantes ” explora as consequências de um desastre climático em cenas comoventes. A animação – que é uma colaboração entre os alunos de animação do quinto ano Zoé Devise, Hugo Caby, Antoine Dupriez, Aubin Kubiak e Lucas Lermytte, que estão atualmente matriculados na escola francesa Pôle 3D – centra-se em uma história simples: uma mãe urso polar e seu filhote fogem de seu habitat ártico enquanto icebergs de isopor caem na água e sua casa, antes congelada, torna-se inabitável. Ao encontrarem ursos marrons insensíveis em um clima verdejante, a dupla luta para sobreviver.

 

Por meio de personagens tricotados em patchwork e conjuntos criados digitalmente para evocar técnicas de stop-motion, o curta  expande narrativas de crise climática que exploram apenas os efeitos imediatos de um furacão, incêndio ou, neste caso, uma região inteira do planeta que está derretendo. Em vez disso, “Migrantes” inclui a dificuldade que os refugiados enfrentam quando são deslocados por tais eventos, e as adoráveis ​​expressões de medo do filhote de pelúcia e os gemidos de medo geram uma dose de empatia que muitas vezes falta nas conversas e debates de hoje. Em uma entrevista mergulhando em seu processo, os diretores disseram:

Sabíamos que queríamos fazer um curta-metragem sobre a sociedade e questões atuais. Em 2018, surgiu uma polêmica sobre o barco ‘Aquarius’ , que havia resgatado migrantes no mar Mediterrâneo, mas nenhum país queria permitir que o barco desembarcasse em seus portos. Ficamos comovidos com isso e nos inspiramos nesse evento como tema de nosso filme. Então, fizemos uma história sobre a questão da migração, mas com o tema do aquecimento global em camadas. Tendo os ursos polares como personagens principais, pois são uma das espécies mais afetadas pelas alterações climáticas.

De acordo com o Short of the Week, o filme em movimento já recebeu vários prêmios em festivais e provavelmente concorrerá ao Oscar. O filme esta disponível no Vimeo da Pôle 3D, onde também é possível assistir a mais criações de alunos. Mas para facilitar, dá o play aqui em baixo e emocione-se.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness