Arte

Artista coloca seus óvulos à venda como NFT na Art Basel

Redação Hypeness - 10/12/2021

Mãe dos NFTs, o Art Basel Miami Beach deste ano foi, pela primeira vez, o local para uma infinidade de obras de arte simbólicas não fungíveis, dada a recente proeminência da categoria no mainstream. Talvez o incentivo mais adequado para conhecer o evento seja esta novidade: o colecionável digital vem com a posse dos óvulos de sua criadora.

 

Para seu primeiro NFT, a artista visual armênia nascida na Sibéria, Narine Arakelian, criou uma pintura incorporada a um contrato que transferia os direitos de um de seus óvulos. A obra de arte é descrita como o NFT “primeiro vivo, eco” e diz-se que foi cunhada por meios “net-zero” e “carbono-negativo”.

Arte, corpo e resistência

Arakelian, 42, baseia sua arte em questões sociais e culturais, como mulheres e estereótipos de gênero, escolhendo retratá-la em uma mistura de arte visual e performática com tecnologia digital, então seu primeiro NFT parece ser o culminar de sua arte.

A artista pretende que o comprador use o ovo para conceber um filho, e espera que vá para um casal que tem dificuldades para dar à luz. “Estou muito feliz por trazer uma criança ao mundo por meio da minha arte”, ela compartilhou em um comunicado. Ela enfatizou que essa criança seria amada por sua vida, ao invés de ser vista como uma obra de arte.

Narine Arakelian na frente de sua obra. (Reprodução: Narine Arakelian)

“Meus trabalhos artísticos são todos meus filhos e o fato de este realmente produzir um filho é maravilhoso”, disse Arakelian, que tem um filho de 21 anos. “A arte sempre significará muito para o comprador porque trouxe seu filho! Sempre carregará aquela memória especial. ”

A arte que detém os direitos sobre o óvulo é parte de uma peça composta por três partes, tendo as palavras “Ame, Espere, Viva”. Adequadamente, o contrato está oculto na parte “Viva”.

Publicidade

Foto destaque - Getty Images

Foto 1 - Reprodução Instagram Narine Arakelian


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.