Sustentabilidade

Árvores podem reduzir até 4 vezes a temperatura dos solos nas cidades

13 • 12 • 2021 às 10:23
Atualizada em 15 • 12 • 2021 às 19:00
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Soa quase como uma obviedade dizer que árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades. No entanto, uma pesquisa científica publicada na revista “Nature Communications” comprovou que a presença de vegetação pode reduzir em até 12ºC nas temperaturas das superfícies terrestres em centros urbanos. 

Árvores passaram a ter uma vida mais curta e isso é preocupante, segundo cientistas 

O valor impressionante foi resultado de uma análise feita na cobertura do solo de 293 cidades da Europa com o objetivo de entender o que pode ser feito para reduzir as chamadas ilhas de calor. Esse é o nome do efeito dado ao aumento da temperatura em cidades abundantes na presença de cimento e asfalto, que absorvem muito calor e, consequentemente, aumentam a temperatura ao redor. 

De acordo com a pesquisa, as árvores fazem com que as temperaturas fiquem mais baixas por conta da sombra que provocam e, principalmente, pela transpiração e capacidade de refletir radiação do sol. 

Para conter aquecimento, precisamos parar de desmatar e plantar 1,2 trilhão de novas árvores

O estudo mostrou que áreas urbanas com uma cobertura extensa de árvores possuem temperaturas de solo de duas a quatro vezes mais baixas do que as que não possuem essa cobertura. 

Além disso, os pesquisadores também chegaram à conclusão que áreas verdes sem a presença de árvores — como gramados, por exemplo — não colaboram de forma relevante para o equilíbrio de temperaturas.  

Publicidade

Fotos: Unsplash



Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Canais Especiais Hypeness