Arte

Assista 5 filmes premiados em Cannes que estão disponíveis na Amazon Prime Video

Redação Hypeness - 15/12/2021

Se o Oscar é a mais famosa celebração do cinema internacional, o Festival de Cannes, na França, é a mais importante e prestigiada – um prêmio lá é tido como o reconhecimento crítico de maior valor. O festival nasceu como resposta à interferência dos governos nazista alemão e fascista italiano ao Festival de Veneza, e acontece todo ano, no mês de maio, na cidade de Cannes, no sul da França, desde 1946, premiando, na competição oficial, as categorias de melhor roteirista, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, prêmio do júri, grande prêmio e a palma de ouro, que recompensa o melhor filme como o prêmio mais importante do festival.

A Palma de Ouro, prêmio máximo do festival, conquistada por Apocalypse Now em 1979

A Palma de Ouro, prêmio máximo do festival, conquistada por Apocalypse Now em 1979

-7 grandes filmes sobre exorcismo na história do cinema de terror

Alguns dos maiores nomes da história do cinema já conquistaram a Palma de Ouro, como Federico Fellini, Luchino Visconti, Akira Kurosawa, Luis Buñuel, Michelangelo Antonioni, David Lynch, Martin Scorcese, Francis Ford Coppola e Quentin Tarantino, entre outros – a primeira edição do festival estava programada para acontecer em 1939, e teria ninguém menos que Louis Lumière, um dos irmãos inventores do cinematógrafo e pais do cinema, como presidente. A explosão da Segunda Guerra Mundial, porém, adiou a festa inaugural do Festival de Cannes para sete anos mais tarde.

Festiva de Cannes em 1946

Convidados na primeira edição do festival, em 1946

Edith Piaf cantando no primeiro Festival de Cannes

Edith Piaf cantando no primeiro Festival de Cannes

-Modern Love: série retorna para 2ª temporada contando histórias de amor da vida real

Em 2021, a diretora francesa Julia Ducourna se tornou a segunda mulher a vencer o prêmio em toda a história do festival, com seu filme “Titane” – a neozelandesa Jane Campion foi a primeira vencedora, com “O Piano”, somente em 1993. Em 1962, o diretor brasileiro Anselmo Duarte ganhou a Palma de Ouro com “O Pagador de Promessas”, considerado o prêmio internacional mais importante já conquistado por um filme brasileiro. Assim, celebrar Cannes é celebrar a própria história do cinema e, para isso, selecionamos 5 filmes que conquistaram prêmios no Festival para serem assistidos no conforto de casa – disponíveis na Amazon Prime Video.

O diretor brasileiro Anselmo Duarte com a Palma de Ouro por "O Pagador de Promessas", em 1962

O diretor brasileiro Anselmo Duarte com a Palma de Ouro por “O Pagador de Promessas”, em 1962

A Árvore da Vida

Brad Pitt e Jessica Chainstain em cena de "A Árvore da Vida"

Brad Pitt e Jessica Chainstain em cena de “A Árvore da Vida”

Dirigido por Terrence Malick, “A Árvore da Vida” estreou no Festival de Cannes trazendo Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chainstain no elenco. O filme parte de uma família no Texas dos anos 1950 para tratar dos temas mais profundos, como o surgimento e o sentido da vida, para conquistar o prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro, em 2011.

Drive

Ryan Gosling em "Drive"

Ryan Gosling em “Drive”

Trazendo Ryan Gosling no papel principal, como um mecânico e dublê de hollywood que também trabalha como piloto de fuga para bandidos, e que se envolve com uma garçonete casada, “Drive” foi aclamado quando de seu lançamento, e deu a Nicolas Winding Refn o prêmio de Melhor Diretor em Cannes.

-5 filmes apocalípticos para lembrarmos do que não pode acontecer na vida real

Além das Montanhas

Cristina Flutur e Cosmina Stratan

Cristina Flutur e Cosmina Stratan dividiram o prêmio de Melhor Atriz em Cannes

Escrito e dirigido por Cristian Mungiu, o filme romeno “Além das Montanhas” foi baseado em romance de Tatiana Niculescu Bran, e conta a história de duas jovens em um convento ortodoxo oriental no país. Em Cannes, em 2012, conquistou os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Atriz, dividido entre as duas estrelas do filme, Cristina Flutur e Cosmina Stratan.

Inside Llewyn Davis

A cena folk de NY em “Inside Llewyn Davis”

A cena folk de NY em “Inside Llewyn Davis”

Dirigido pelos irmãos Ethan e Joe Cohen, o filme traz Oscar Isaac, Carey Mulligan e Justin Timberlake para contar a história ficcional do cantor e compositor Llewyn Davis, e retratar a cena folk de Nova York no início dos anos 1960 – de onde saiu, por exemplo, Bob Dylan. “Inside Llewyn Davis” estreou em Cannes em 2014, onde conquistou o Grand Prix.

-6 séries antigas e amadas para serem maratonadas na íntegra no Prime Video

Cafarnaum

"Cafarnaum"

“Cafarnaum” tornou-se o filme árabe de maior bilheteria em todos os tempos.

Vencedor do Prêmio do Juri no Festival de Cannes, em 2018, e dirigido por Nadine Labaki, o filme árabe-libanês “Cafarnaum” fez história em Cannes não só pelo prêmio, mas por ter recebido ovação de mais de 15 minutos após sua estreia. A obra conta a história de uma criança que se rebela contra os costumes impostos, abandona a família e vai ver com um grupo de refugiados nas ruas, e se tornou o filme árabe de maior bilheteria em todos os tempos.

Publicidade

© foto 1: Wikimedia Commons

© fotos 2, 3, 4: Getty Images

© fotos 5, 6, 7, 8, 9: Divulgação/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.