Arte

Banksy está arrecadando 13 mi para comprar prisão e transformar em ‘refúgio da arte’

Redação Hypeness - 10/12/2021 | Atualizada em - 14/12/2021

Banksy está arrecadando fundos para ajudar a transformar um antigo presídio em galeria de arte. A prisão de Reading, na Inglaterra, é um edifício histórico e que, se não for resgatado pelo artista misterioso, deve acabar nas mãos de construtoras que visam sua demolição. 

– Banksy: quem é um dos maiores nomes da arte de rua atual

A arte feita por Banksy nos muros da prisão de Reading, na Inglaterra.

No começo do ano, Banksy colocou, do dia para noite, uma ilustração do poeta Oscar Wilde no muro da prisão. Ele pretende arrecadar cerca de 10 milhões de libras com a venda do estêncil da arte e destinar o dinheiro para a compra do prédio. Junto com o dinheiro oferecido pelo conselho distrital de Reading, a oferta pela prisão seria de 12,6 milhões de libras. 

A prisão de Reading é famosa por ter sido uma das casas de detenção em que Oscar Wilde ficou ao ser preso por “indecência”, o que na verdade foi um episódio de homofobia. Ao falar sobre o poeta irlandês, Banksy afirmou que ele era “o santo padroeiro de juntar duas ideias contrastantes para criar magia”.

Converter o lugar que o destruiu em um refúgio para a arte parece tão perfeito que temos que fazer isso”, afirmou, em um comunicado, o artista. Oscar Wilde ficou na cadeia de Reading de 1895 a 1897.

Atores e atrizes famosos já colaboraram para a causa. Entre eles estão Judi Dench, Kenneth Branagh, Kate Winslet e Natalie Dormer

– Como Banksy se esconde na hora de fazer suas intervenções artísticas?

Os corredores da prisão de Reading.

A prisão foi construída no lugar da abadia medieval de Reading, mosteiro fundado pelo rei Henrique I. 

Por muitos motivos, é absolutamente correto que este edifício seja preservado e usado de forma construtiva, em vez de ser destripado e transformado em apartamentos ou alguma outra coisa”, afirmou Matt Rodda, representante local do partido dos trabalhadores.

O diretor artístico do teatro de Rabble, em Reading, afirmou que seria “criminoso” se o ministério da Justiça recusasse a oferta de Banksy. “Banksy está oferecendo uma quantia absurda de dinheiro que seria destinada diretamente ao ministério da Justiça para benefício da população“, disse. 

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.