Futuro

Barbados rompe com Elizabeth II, declara Rihanna heroína nacional e tem mulher negra como chefe de Estado

02 • 12 • 2021 às 09:54 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Barbados é oficialmente uma república. O país caribenho deixou de ter a Rainha Elizabeth II como chefe de Estado e agora tem sua primeira presidente, a ex-governadora-geral de Barbados, Sandra Mason, eleita ao cargo no dia 21 de outubro. Além disso, nomeou Rihanna como heroína nacional. 

– Primeira presidente de Barbados a substituir a Rainha Elizabeth é uma mulher negra

Da esquerda para a direita: a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, o ex-jogador de críquete, Garfield Sobers, a presidente de Barbados, Sandra Mason, a cantora Rihanna e o príncipe Charles.

Uma cerimônia com a presença da cantora, que nasceu em Saint Michael e cresceu na capital Bridgetown, e do príncipe Charles oficializou a transição. A troca de governos acontece quase 40 anos de dominação da coroa britânica sobre a nação insular. Barbados, que continuará a fazer parte da Commonwealth, é um país independente desde 1966. 

A presidente Sandra Mason tem 72 anos e trilhou carreira na advocacia até se tornar governadora-geral de Barbados, em 2018. Dois anos depois, em 2020, ela fez a leitura do “discurso do trono”, escrito pela primeira-ministra Mia Mottley, em que afirmou que havia chegado a hora de “deixar para trás o passado colonial”.

“Os barbadenses querem um chefe de Estado barbadense. Esta é a declaração máxima de confiança em quem somos e no que somos capazes de alcançar“, afirmou. 

O príncipe Charles cumprimenta a presidente de Barbados, Sandra Mason.

– Rihanna e Fenty fazem história com 1ª modelo com nanismo da marca de lingerie

Rihanna, embaixadora da nação

Aos 33 anos, a cantora e empresária Rihanna se tornou a grande heroína nacional de Barbados. Ela já havia sido declarada embaixadora do país em 2018. 

Que você continue a brilhar como um diamante“, disse a primeira-ministra, Mia Mottley, em referência ao hit “Diamonds”, um dos maiores sucessos da cantora. 

Rihanna durante a cerimônia de proclamação da república de Barbados.

Desde que alcançou fama e sucesso mundial, Rihanna nunca deixou de falar de seu país nem passou a suavizar seu sotaque caribenho. Pelo contrário, Riri, como é chamada pelos fãs, sempre valorizou a cultura de seu país. 

Em nome da nossa grande nação, e mais orgulhosos ainda, nós te nomeamos heroína nacional de Barbados, embaixadora Robyn Rihanna Fenty“, declarou Mottley. 

– Diamante da Tiffany usado por Beyoncé e o colonialismo na África do Sul

A primeira-ministra, Mia Mottley, discursa em homenagem à cantora Rihanna.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness