Sustentabilidade

‘Blá, blá blá’: 5 vezes em que Greta Thunberg perdeu a paciência com líderes mundiais

17 • 12 • 2021 às 14:47
Atualizada em 10 • 01 • 2022 às 10:17
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A ativista ambiental Greta Thunberg, de 18 anos, não mediu palavras durante uma conferência da organização Youth4Climate após a COP26, reunião dos líderes mundiais que definiu metas e acordos para redução das emissões de gases do efeito estufa. A sueca afirmou que a reunião foi um grande “blá, blá, blá”.

greta thunberg cop26

Greta não teme líderes mundiais e faz críticas ácidas aos que pouco se comprometem com a mudança climática

“A COP26 acabou. Aqui vai um breve resumo: blá-blá-blá. Mas o trabalho de verdade continua fora dos salões, e nós nunca vamos desistir”, disse a ativista.

– Teoria da conspiração diz que Greta Thunberg é viajante no tempo de 1898; imagens intrigam 

“Não precisamos de mais promessas”, completou Thunberg. ” (A COP) se transformou em um evento de relações públicas onde os líderes estão fazendo belos discursos e anunciando compromissos e metas extravagantes, enquanto por trás das cortinas os governos dos países do Hemisfério Norte ainda se recusam a tomar qualquer ação climática drástica”, disse.

Entretanto, não foi só a COP 26 que esteve na mira de Greta. Confira outros líderes mundiais que Greta já criticou:

2) Greta Thunberg vs. Donald Trump

Mas não é só isso. Ela também já criticou abertamente Donald Trump. O ex-presidente dos EUA afirmou que a ativista sueca deveria “se acalmar”. E ela respondeu a altura: “Que ridículo. Donald deveria trabalhar o seu problema de controle de raiva e depois ir a um bom e velho cinema com um amigo! Relaxa, Donald, relaxa!”, disse a jovem no Twitter.

3) Greta Thunberg vs. Bolsonaro

O presidente brasileiro também foi alvo das críticas de Greta Thunberg. Durante as queimadas na amazônia em 2019, Greta foi dura em seus posicionamentos contra Jair Bolsonaro. “O que os líderes do Brasil estão fazendo hoje é vergonhoso. É extremamente vergonhoso o que eles estão fazendo com os povos indígenas e com a natureza. O Brasil, claro que não começou essa crise, mas acrescentou muito combustível nesse incêndio”, disse.

– Greta Thunberg e a controversa estátua de R$ 180 mil em meio à pandemia de covid-19 

4) Greta Thunberg vs. Ricardo Salles

Ela também criticou o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por sua famosa fala de “passar a boiada”. O político afirmou que o governo deveria aproveitar o momento de pânico com a covid-19 para aprovar legislações que incentivassem o desmatamento no país. “Só imagine as coisas que foram ditas longe das câmeras. Nosso futuro comum é só um jogo para eles”, disse Greta.

11 GIFs From Greta Thunberg's Youth4Climate Speech by GIPHY News | GIPHY

5) Greta Thunberg vs. Boris Johnson

Durante a Conferência Global do Clima, no início do ano, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou que era hora de acabar com os radicalismo e que deveríamos parar de abraçar coelhos. “É para todos nós mostrarmos que não se trata apenas de um movimento ambiental caro e politicamente correto que abraçar coelhos”, afirmou na ocasião. Durante todos os discursos posteriores, inclusive na Inglaterra, Greta ironiza a fala do premiê conservador.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness