Sustentabilidade

Brasil descobriu nova espécie de porco-espinho já ameaçada de extinção

Redação Hypeness - 06/12/2021 | Atualizada em - 28/12/2021

A descoberta de uma nova espécie de porco-espinho no Brasil mal pode ser comemorada, pois os pesquisadores imediatamente descobriram que o animal já está em extinção. A nova família foi batizada de Coendou longicaudatus e é original do continente sul-americano, mais especificamente na Mata Atlântica.

Os estudiosos brasileiros que encontraram a Coendou longicaudatus enquanto investigavam a morfologia de 280 espécimes de eretizontídeos, os porcos-espinhos. A descoberta foi registrada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de publicada na edição de outubro da revista Journal Of Zoological Systematics And Evolutionary Research.

– Animais em extinção no Brasil: confira a lista dos principais animais ameaçados

– ‘Não escolham a extinção’: dinossauro alerta sobre emergência climática em campanha da ONU

Porco-espinho é estudado por pesquisadores há oito anos

No estudo, as espécies foram classificadas de acordo com descrições baseadas em características de: pele, crânio e cor. Além disso, os pesquisadores realizaram o sequenciamento genético dos animais estudados, por meio do DNA de amostras de sangue.

Fotos: Arquivo dos pesquisadores