Sustentabilidade

Brasil descobriu nova espécie de porco-espinho já ameaçada de extinção

06 • 12 • 2021 às 18:43
Atualizada em 28 • 12 • 2021 às 07:24
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A descoberta de uma nova espécie de porco-espinho no Brasil mal pode ser comemorada, pois os pesquisadores imediatamente descobriram que o animal já está em extinção. A nova família foi batizada de Coendou longicaudatus e é original do continente sul-americano, mais especificamente na Mata Atlântica.

Os estudiosos brasileiros que encontraram a Coendou longicaudatus enquanto investigavam a morfologia de 280 espécimes de eretizontídeos, os porcos-espinhos. A descoberta foi registrada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de publicada na edição de outubro da revista Journal Of Zoological Systematics And Evolutionary Research.

– Animais em extinção no Brasil: confira a lista dos principais animais ameaçados

– ‘Não escolham a extinção’: dinossauro alerta sobre emergência climática em campanha da ONU

Porco-espinho é estudado por pesquisadores há oito anos

No estudo, as espécies foram classificadas de acordo com descrições baseadas em características de: pele, crânio e cor. Além disso, os pesquisadores realizaram o sequenciamento genético dos animais estudados, por meio do DNA de amostras de sangue.

Fotos: Arquivo dos pesquisadores