Ciência

Cachorros reconhecem emoções dos donos e tomam decisões a partir disso; saiba como

Redação Hypeness - 02/12/2021 | Atualizada em - 06/12/2021

Segundo uma nova pesquisa no campo da etologia, que estuda a psicologia animal, os cães são capazes de reconhecer as emoções de seus tutores e podem mudar suas decisões a partir do mood de seu dono.

Os cientistas do Instituto de Psicologia (IP) da USP e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, reuniram 90 cães e realizaram testes para avaliar a capacidade de entender emoções do seu tutor.

– Vira-lata caramelo: qual a origem do cachorro que é unanimidade nacional?

Pesquisa evidenciou que cães evitam interagir com pessoas que expressam raiva e entendem expressões faciais humanas

Depois de diversos testes com primatas que indicavam que as expressões humanas poderiam afetar o seu comportamento, as cientistas decidiram testar isso com cães. “Assim, o próximo passo foi saber se eles entendem que o estado emocional de uma pessoa altera a forma como ela se comporta e, portanto, ele pode se ajustar a isso”, explica  Natalia Albuquerque, que assina o estudo, ao Jornal da USP.

– Coleira de cachorro inteligente diz ser capaz de traduzir latidos em emoções

No artigo, publicado na revista Animal Cognition, as pesquisadoras relatam que testaram os cães com duas atrizes, que agiam de forma triste e feliz a variar o experimento. Os cães deveriam pedir comida de uma atriz triste e de uma atriz com raiva.

Na maioria dos casos, os cães preferiram pedir os alimentos da atriz que não expressava raiva. Os testes mostraram que os cães levam em consideração a expressão facial do rosto humano na grande maioria dos casos.

– Desafio ‘cachorro culpado’ reúne os cães mais arteiros e sem vergonha da internet

“A pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas. As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma suas decisões com base nisso. Desta forma, acho que podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”, afirma a coautora do trabalho, a professora Briseida Resende, ao Jornal.

Publicidade

Fotos: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.