Design

Casa espiral com telhado verde é feita de barro e madeira

Adriane Primo - 08/12/2021

Que tal viver em uma casa em formato de espiral? Pois no Japão isso é possível, e se tornou realidade para uma família de quatro membros. A Spiral Garden ou casa espiral foi construída em um terreno de 1.000 m² na Ilha Awaji, em Hyogo, pelo escritório japonês Ryuichi Ashizawa Architects & Associates. A morada é cercada por vegetação e inclui a preocupação ambiental do chão ao teto.

-A incrível central de lixo construída com 700 janelas na cidade que não desperdiça nada no Japão

De acordo com o escritório, cada parte da construção de madeira foi entalhada à mão por carpinteiros. O material está presente nas paredes, portas e móveis.

Quase tudo na residência é revestido com terra local da ilha. O chão, por exemplo, adota uma técnica chamada de “Tataki”. Mais conhecido como um preparo da culinária japonesa, o Tataki é também um método construtivo tradicional de piso de terra batida. Como paredes ganharam malha de bambu trançada e acabamentos de terra, que recupera armazenar o calor e controlar a umidade.

Vigas de madeira sustentam o telhado e cada parte da construção de madeira foi entalhada à mão por carpinteiro Foto: Kaori Ichikawa

Com um teto que mais parece um escorregador verde, diversas plantas podem ser cultivadas: contribuindo para resfriar o ambiente interior. A água da chuva irriga a vegetação e o excesso flui gradativamente para um lago construído no quintal, que serve como reservatório. O terreno ainda possui uma horta em espiral, forno ao ar livre e banheiro seco. Tudo remete à harmonia com a natureza.

-Liberdade: a cidade que está sendo construída nos EUA para se tornar um paraíso para famílias negras

Cercado por vegetação, a construção inclui a preocupação ambiental do chão ao teto Foto: Kaori Ichikawa

A casa possui janelas em todos os lados – permitindo o constante contato com a vista exterior. Ao centro do lar, um cilindro com clarabóia garantia uma entrada de luz solar durante o dia. Quando aberta, também funciona como um túnel de conformidade natural.

A casa possui janelas em todos os lados, permitindo constante contato com a vista exterior Foto: Kaori Ichikawa

A forma não convencional da edificação é, segundo os arquitetos da Ryuichi Ashizawa, uma referência às casas locais da ilha Awaji, que são feitas de madeira e revestidas de terra.

Com várias possibilidades de layout, alguns cômodos não possuem funções pré-determinadas e podem servir para fins diversos ao longo da vida. Em comum, todos os espaços parecem conectados pela circularidade, que estimula o convívio e as trocas.

Em comum, todos os espaços parecem conectados pela circularidade, que estimula o convívio e as trocas Foto: Kaori Ichikawa

Publicidade


Adriane Primo
Comunicadora, praieira nascida em Ilhéus, no sul da Bahia, nunca soube fazer outra coisa senão comunicação, em especial aquelas que envolvem arte, cultura e sociedade. Já escreveu para jornal, sites de notícias, atuou (e atua) em assessorias de imprensa e no gerenciamento de redes sociais. Pensa, escreve e executa projetos de desenvolvimento social.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.