Criatividade

Chaves sem família? Filho de Roberto Bolaños revela motivos e diz que professor Girafales era casado

03 • 12 • 2021 às 13:16
Atualizada em 07 • 12 • 2021 às 10:04
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Uma entrevista recente com o produtor e ator mexicano Roberto Gómez Fernandez enfim desvendou um dos grandes mistérios da dramaturgia mundial: por que o imortal personagem Chaves não tinha mãe nem pai? Qual o motivo por trás do fato do protagonista de uma das séries de TV mais amadas de todos os tempos nunca ter tido família ao longo dos mais de 300 episódios? A resposta veio de uma fonte privilegiada e confiável, já que Fernandez é filho de Roberto Bolaño, criador da série e ator que interpretava  o personagem principal.

Chaves

O personagem Chaves foi criado e interpretado por Roberto Bolaño

-Dona Clotilde, do ‘Chaves’, foi parar em debate sobre cancelamento pela paixão por Seu Madruga

A resposta, porém, não vem da imaginação nem da ficção, mas sim da mais plena e franca vida real: “Era porque não tínhamos atores”, revelou Fernandez. “Precisaria de um elenco gigante para ter famílias completas, não havia espaço. Esse também é o motivo pelo qual Dona Florinda não tem marido”, afirmou, em entrevista ao canal de Javier Alarcón no YouTube. A entrevista vai além, e esclarece outras dúvidas que, ao longo dos anos, motivaram grandes teorias entre os fãs de Chaves – por exemplo, a cor vermelha do uniforme do Chapolin. Teria o super-herói inclinações comunistas?

 Chapolin Colorado

O filho de Bolaño explicou a cor do uniforme do Chapolin Colorado

-Filho de Ramón Valdés, o Seu Madruga, divulga cenas do doc sobre o ator

“Era a única cor que funcionava no chroma key [técnica que permite a implantação de outra sobre a cena]“, afirmou. “Verde e azul não funcionavam, e branco e preto eram impraticáveis e ruins para controle de imagem. Então, sobrou o vermelho”, explicou Fernandez. A mais polêmica revelação sobre o seriado, recai não sobre o Professor Girafales, vivido pelo ator Ruben Aguirre, que, na trama, seria casado – Dona Florinda e ele, portanto, eram amantes. “Professor Girafales usava aliança. Em vários capítulos, dá para ver a aliança em sua mão. Então, a verdadeira história do Professor Girafales é que ele é realmente casado”, afirma.

Professor Girafales

A aliança no dedo revela, segundo Fernandez, que Professor Girafales era casado

-A maravilhosa e surpreendente história de luta por trás da bruxa do 71

O seriado mexicano Chaves foi criado por Bolaño e exibido originalmente entre 1973 e 1980, alcançado sucesso intenso em toda a América Latina e até mesmo nos EUA e no Canadá. Consta que o programa já foi dublado para mais de 50 idiomas, com 312 episódios realizados ao todo, ainda que 39 sejam considerados desaparecidos. Por questões de contrato, Chaves atualmente não está em exibição na televisão. Em 2014, Roberto Bolaño morreu, aos 85 anos, em Cancun, por conta de uma parada cardíaca.

Chaves

O elenco completo do seriado – um dos mais amados e exibidos da América Latina desde 1973

-Chaves agora tem canal oficial no Youtube

A entrevista completa com Roberto Gómez Fernandez pode ser assistida, em espanhol, no vídeo abaixo.

 

Publicidade

© fotos: Divulgação/Reprodução


Canais Especiais Hypeness