Conheça mais sobre a nova espécie de cobra do Himalia descoberta com ajuda do Instagram

13 • 12 • 2021 às 12:33 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os pesquisadores encontraram uma espécie de cobra nunca antes descrita pela ciência. Até aí, tudo normal, mas essa espécie foi descoberta por meio de um lugar bem pouco científico: o Instagram. Durante os bloqueios do COVID-19 na Índia, Virendar Bhardwaj, um estudante de mestrado na Guru Nanak Dev University, estava em casa em Chamba, que fica a seis horas de carro do sopé do Himalaia. Enquanto explorava seu próprio quintal, Bhardwaj começou a fotografar cobras, lagartos, sapos e insetos ao redor de sua casa e a publicar essas fotos no Instagram.

Em uma dessas postagens, feita em 5 de junho de 2020, Zeeshan A. Mirza, herpetologista do Centro Nacional de Ciências Biológicas de Bengaluru, no sul da Índia, notou uma cobra desconhecida. A cobra pertencia a um grupo comumente chamado de cobras kukri, assim chamadas por seus dentes, que são curvos como um kukri, ou adaga nepalesa. Mas esse espécime não combinava com as cobras kukri comuns da região.

Virendar Bhardwaj postou esta foto de uma cobra em seu quintal na Índia. Posteriormente, foi descoberto que era uma espécie não descrita. (Captura de tela da foto do Instagram de Virendar Bhardwaj)

Bhardwaj conseguiu localizar duas das cobras, o suficiente para a equipe, que incluía Mirza e Harshil Patel, da Universidade Veer Narmad South Gujarat, em Surat, oeste da Índia, começar o processo de identificação.

Cobra recém-descoberta no Himalaia, Oligodon churahensis. Foto de Virender Bhardwaj (Mirza et al 2021).

O trabalho foi suspenso devido às restrições do COVID-19, que dificultaram a visita a laboratórios e museus de história natural. Mas assim que os laboratórios foram reabertos no início de 2021, os dados moleculares da espécie confirmaram que ela era de fato diferente da cobra kukri comum. Dados morfológicos da literatura, bem como tomografias computadorizadas (TC) da estrutura esquelética da espécie revelaram ainda que a espécie não era descrita.

A espécie nova para a ciência foi chamada de Oligodon churahensis, em homenagem ao vale de Churah em Himachal Pradesh, um estado montanhoso no oeste do Himalaia onde ela foi descoberta. Uma descrição da espécie foi publicada na revista Evolutionary Systematics.

Universo no quintal

O oeste do Himalaia é comparativamente menos explorado do que muitas outras regiões, e um trabalho dedicado nesta região é necessário para revelar a biodiversidade da região, diz Mirza. A região abriga espécies únicas de répteis que os cientistas apenas começaram a desvendar nos últimos anos.

Uma visão geral do habitat onde a nova cobra foi encontrada. Chamba, próximo ao Himalaia. Foto de Virender Bhardwaj. (Mirza et al 2021).

“É muito interessante notar como uma imagem do Instagram levou à descoberta de uma cobra tão bonita que era desconhecida no mundo”, disse Mirza ao Mongabay. “A exploração do seu próprio quintal pode revelar espécies que talvez não sejam documentadas. Ultimamente, as pessoas querem viajar para pontos remotos de biodiversidade para encontrar espécies novas ou raras, mas se alguém olhar para seu próprio quintal, pode acabar encontrando uma nova espécie ali mesmo.”