Sustentabilidade

Cresce o número de onças-pintadas no México graças a estratégia de conservação bem sucedida

Redação Hypeness - 07/12/2021 | Atualizada em - 09/12/2021

Em oito anos, o número de onças-pintadas no México cresceu em cerca de 800 animais. O registro impressionante representa um aumento de 100 exemplares da espécie por ano. A boa notícia indica que as estratégias usadas pelo México para resguardar a espécie estão fazendo efeito. A pesquisa que analisou esses índices foi publicada na revista científica “PLOS One“.

– Onça pintada que se tornou símbolo dos animais queimados no Pantanal é libertada

Foi incrível ver onças-pintadas em tantos lugares onde não existiam antes“, comemorou o autor principal do artigo, o ecologista Gerardo Ceballos, da Universidade Nacional Autónoma do México. 

Ceballos é o fundador da Aliança Nacional do México para a Conservação das Onças-Pintadas. Foi graças à organização que um censo de onças foi elaborado no país em 2010. 

Com os números em mãos, a equipe liderada pelo ecologista foi responsável por traçar uma estratégia conjunta de políticas governamentais e científicas para a proteção da espécie. Dados de 2018 mostram que as medidas tiveram efeito.  

– Animais em extinção: confira a lista dos principais animais ameaçados do mundo

O cientista esperava que as populações de onças-pintadas diminuíssem ou ficassem iguais entre 2010 e 2018. No entanto, observou-se um aumento de 20% no número de exemplares da espécie: saiu de 4 mil para 4,8 mil animais.

Para contabilizar quantas onças viviam pela região, a equipe de Ceballos, composta por cerca de 20 pesquisadores, utilizou armadilhas com câmeras fotográficas para entender quais animais circulavam por cada área do país. A partir dos dados coletados, eles elaboraram um plano focado na preservação de áreas protegidas, na elaboração de leis úteis e políticas públicas e na resolução de conflitos com proprietários rurais locais. 

Pode ser um bom modelo para pesquisadores – não apenas os que estão trabalhando com onças, mas com todos os outros grandes felinos ou outras espécies que estão criticamente ameaçadas de extinção“, observou Ronaldo Gonçalves Morato, pesquisador de onças-pintadas e chefe do Centro Nacional de Predadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no Brasil.

É importante observar que o Brasil é o país com a maior população de onças pintadas no mundo: são mais de 10 mil delas. 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.