Sustentabilidade

Desmatamento em 2021 ficou a 40 km² de bater recorde para o mês de outubro de série histórica

Redação Hypeness - 17/12/2021

Informações do sistema DETER-B, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostraram que o desmatamento na Amazônia em outubro foi de 796km², quase batendo o recorde histórico de maior devastação da nossa floresta, ficando apenas a 40 km² de distância em comparação ao ano de 2020, em que o desmatamento foi o maior da história.

De acordo com os dados do Inpe, o índice de desmatamento em outubro se concentrou nos estados do Pará, onde foram desmatados 474km² (59% do total), no Mato Grosso, onde 102km² de mata foram devastados (13% da área desmatada) e no Amazonas, onde 90km² desapareceu (cerca 11% do total).

desmatamento brasil

Garimpo e agropecuária são principais inimigos da floresta Amazônica no Brasil; atividades ilegais utilizam da grilagem e da invasão para acabar com recursos naturais e com área verde do Brasil

Desmatamento na Amazônia 

Nesse mesmo mês, o Brasil tenta limpar sua barra junto ao chanceler Carlos França para convencer os países participantes da COP 26 e os membros do G20 de que o nosso país está combatendo o aquecimento global e reduzindo suas emissões de gases do efeito estufo; entretanto, a metade das nossas emissões está diretamente relacionada ao desmatamento.

“Enquanto o mundo se reúne na COP 26 para definir cortes das emissões de gases do efeito estufa, o Brasil, que já foi líder nessas reuniões, não apresentou nada além de planos vazios que carecem de ambição e detalhamento”,afirmou ao CicloVivo Rômulo Batista, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace.

“Assinar ou endossar os diferentes planos e acordos não muda a realidade do chão da floresta, o desmatamento e queimadas continuam fora de controle e a violência contra os povos indígenas e população tradicional só aumenta. Esse total descontrole ambiental fez com que o Brasil fosse um dos poucos países a aumentar suas emissões em 2020, impulsionado justamente pela destruição da Amazônia, promovida pela política antiambieal do atual governo”, completou o ativista.

Publicidade

Fotos: Destaques e Foto 1: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.