Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Celebrado em 10 de dezembro, o Dia dos Direitos Humanos, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), é marcado por uma série de intervenções artísticas, inclusive uma projeção simultânea comandada pelo Projeto Seta, iniciativa criada por seis organizações da sociedade civil. As intervenções acontecem em seis cidades brasileiras a partir das 19h.
O objetivo é fazer uso da arte para chamar a atenção, nas cinco regiões do país, para o combate ao racismo nas escolas e a promoção da equidade racial para negros e indígenas. E construtir uma aliança inovadora com seis organizações da sociedade civil nacional e internacional que terá como foco a formação de um Sistema de Educação Pública Antirracista no Brasil.
Integram essa potente iniciativa: a ActionAid, a Ação Educativa, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Geledés – Instituto da Mulher Negra e a Uneafro Brasil.
Leia também: Brisa Flow: ‘A academia é racista e não consegue admitir a ciência que não seja branca’
Projeções debatem métodos de combate ao racismo
O Projeto Seta apresenta projeções em seis capitais brasileiras (Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre), com mensagens, dados e reflexões sobre a importância de combater o racismo nas escolas, enfrentar desigualdades sofridas por pessoas negras e indígenas e promover equidade racial. As projeções vão ocorrer às 19h, de forma simultânea, nas cinco regiões do Brasil.
Ana Paula Brandão, diretora de Programas da ActionAid Brasil, explica que o Projeto Seta nasce com uma capilaridade nacional e internacional e acúmulo de organizações que já atuam com a transformação social no país com diferentes iniciativas.
“A ideia é que as projeções chamem a atenção da população nesse primeiro momento, com mensagens e imagens que explicitem a intenção dessa aliança para a educação antirracista. Entendemos a necessidade da escola ser o espaço de combate ao racismo, de oferecer o mesmo tratamento para crianças e adolescentes que vêm de lugares diferentes, de histórias diferentes”, pontua.
O Projeto Seta forma uma rede nacional de líderes estudantis, pesquisadores e especialistas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Há ainda a conexão com movimentos negros, indígenas, da educação e da juventude.
Suelaine Carneiro, Coordenadora de Educação e Pesquisa, de Geledés Instituto da Mulher Negra, explica que o projeto cria uma rede com objetivo de fortalecer identidades e garantir direitos. “Tem muita coisa que precisa ser reformulada na educação. A educação popular, a tradição oral, os valores civilizatórios africanos devem ser inseridos nas práticas pedagógicas, pois fazem parte de nossa construção social”, afirma.
Confira as localidades das projeções nos seis estados:
Belém – Rua Serzedelo Corrêa, Nazaré, Belém do Pará
Brasília – Biblioteca Nacional, Brasília
Rio de Janeiro – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Rio de Janeiro
Salvador – Avenida Cardeal da Silva, Rio Vermelho, Salvador
São Paulo – Rua da Consolação, Consolação, São Paulo
Porto Alegre – Rua Venâncio Aires, Centro Histórico, Porto Alegre
Publicidade
Se hoje a ideia de um disco como uma obra em si, reunindo uma série de músicas em sequência como uma proposta...
O feriado prolongado está quase chegando. E lá vai o segredo pra essa semana pré-carnaval passar bem rapidinho:...
Os cartoons são uma ótima maneira de expressar ideias e também de retratar (e criticar) a realidade que percebemos...
No passado, os livros de botânica, de animais e da natureza em geral eram ilustrados por pinturas nas quais artistas...
Essas ilustrações vão de fazer enxergar coisas simples que nos lembrar a maturidade. Ou então pode fazer você...
O Iorubá é uma língua falada em países como Benim e Nigéria e foi trazida para o lado de cá do Atlântico por...
Quem passa por uma folha de árvore caída no chão durante o outono geralmente vê apenas o ciclo da natureza se...
Uma das maiores grifes do grafite e da street art contemporânea, OSGEMEOS já espalharam sua street art por todo o...
Aos 95 anos, Stan Lee está sendo acusado de abuso e assédio sexual por enfermeiras que trabalhavam em sua casa em...