Arte

Earth Room: o apartamento em NY lotado de terra que é uma obra de arte

Redação Hypeness - 06/12/2021

O New York Earth Room (Quarto da Terra de Nova York, em português) fica localizado na Rua Wooster 141 e é uma atração única em na cidade. Criada em 1977 pelo artista local Walter De Maria, se trata de um apartamento que abriga nada menos do que 140 toneladas de terra.

 

Composto por 250 metros cúbicos de terra fértil cobrindo o chão de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio na Wooster Street, o The New York Earth Room é uma das atrações artísticas mais incomuns de Nova York. A Dia Art Foundation contratou o artista local Walter De Maria para criá-lo em 1977, e ele foi aberto ao público em geral em 1980. De Maria já havia criado duas outras salas terrestres na Alemanha, mas a de Nova York é a única hoje em dia. Os amantes da arte podem visitar a atração incomum, contemplar a massa de terra e sentir sua fragrância terrosa, mas estão proibidos de pisar na terra ou mesmo tocá-la.

Acredite ou não, manter 140 toneladas de sujeira em perfeitas condições por mais de 4 décadas é muito mais difícil do que parece, o que torna os curadores da obra de arte inestimáveis. Eles regam o solo de vez em quando, rastelam-no periodicamente e certifique-se de remover todos os cogumelos que ocasionalmente brotam da terra.

Bill Dilworth, o zelador da sala, responde às perguntas dos visitantes desde 1989. Ele passa os dias sentado em uma mesa, contando visitantes, respondendo a perguntas e parecendo misterioso. Só não pergunte qual é a mensagem que Walter De Maria queria transmitir.

 

“As pessoas sempre se perguntam o que significa, mas o artista nunca atribuiu nenhum significado a isso”, disse Dilworth, ele próprio um artista. “Então eu acho que o que eu realmente quero que as pessoas saibam é que elas não precisam saber nada sobre o trabalho.”

 

A revista americana Atlas Obscura afirma que o New York Earth Room é estimado em pelo menos um milhão de dólares, o que parece muito, mas na verdade é modesto em comparação com o preço do espaço que ocupa. Felizmente, a Dia Art Foundation conseguiu o quarto por um bom preço na década de 1970, já que os preços do Soho quase dobraram desde 1980.

 

Você pode ficar tentado a pensar que poucas pessoas iriam de bom grado ver um grande loft cheio de terra, mas você está errado. Até 100 pessoas visitam a obra de arte exclusiva todos os dias quando a sala está aberta (ela fecha todo verão). Lembre-se de que não é permitido tirar fotos da sala suja, conforme a vontade do artista.

Publicidade

Reprodução/ Oddity Central

Fotos: Avinash Kumar/Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.