Elemento presente em dentes humanos é detectado em galáxia 12 bilhões de anos luz

Redação Hypeness - 09/12/2021 | Atualizada em - 19/01/2022

Há 12 bilhões de anos-luz, um elemento que também existe na Terra foi encontrado. Mais especificamente, trata-se de flúor, que pode ser encontrado nos ossos e dentes dos seres humanos. Parece que somos mesmo feitos de poeira estelar, não é mesmo?

A descoberta é de Maximilien Franco, pesquisador de pós-doutorado em astrofísica da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, em um comunicado. Segundo o estudo, os elementos encontrados em nosso sistema solar, na Terra e até em nossos próprios corpos se originaram dentro dos núcleos das estrelas, o que explica a presença do flúor em explosões estelares.

– Astrônomos podem ter localizado o primeiro exoplaneta conhecido em outra galáxia

Flúor é conhecido no Planeta Terra por ser usado em pastas de dentes

“Nós mostramos que as estrelas Wolf-Rayet, que estão entre as estrelas mais massivas conhecidas e podem explodir violentamente ao chegarem ao fim de suas vidas, nos ajudam, de certa forma, a manter uma boa saúde bucal”, disse Franco.

– Cientistas descobrem a galáxia espiral mais antiga do universo (até agora)

O flúor que estava presente nas nuvens de gás da galáxia viajou mais de 12 bilhões de anos para chegar até nós, então, os astrônomos veem a galáxia como ela surgiu, quando o universo tinha apenas 1,4 bilhão de anos.

Cientistas ainda conduzem estudos sobre a descoberta

– Nasa atende Black Lives Matter e vai excluir apelidos racistas de galáxias

No entanto, ainda há o mistério de como o flúor foi criado dentro dessas estrelas – algo que a equipe de Franco ainda está ativa em pesquisa, usando telescópios no Chile para fazer a detecção de flúor na galáxia.

Fotos: Getty Images