Ciência

Entenda como a gravidade do Sol e Lua interferem no comportamento de plantas e animais

Redação Hypeness - 15/12/2021

Você com certeza já ouviu falar que a Lua influencia nas marés dos mares do nosso planeta. Entretanto, a influência da gravidade dos astros que no circundam – como a própria Lua e o Sol – na vida pode ser ainda maior do que nós imaginamos.

– Canal de Suez foi destravado com ’empurrãozinho’ da Lua cheia

Lua e Sol são capazes de influenciar a vida de plantas e animais na Terra através da gravidade

Lua e Sol

Ao menos é o que demonstra um estudo dos pesquisadores Cristiano de Mello Gallep, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Daniel Robert, na University of Bristol (Reino Unido). O artigo, publicado no Journal of Experimental Botany, mostra que a vida no planeta sofre profunda influência causada pela gravidade do Sol e da Lua.

– O que é chuva de meteoros e como acontece esse fenômeno

“Toda a matéria, inerte ou viva, experimenta na Terra os efeitos das forças gravitacionais do Sol e da Lua, expressos na forma de marés. As oscilações periódicas apresentam dois ciclos diários e são moduladas mensalmente e anualmente pelos movimentos desses dois astros. Foi nesse contexto que todos os organismos presentes no planeta evoluíram. O que procuramos mostrar no artigo foi que as marés gravitacionais constituem uma força perceptível e potente que moldou e molda as atividades rítmicas desses organismos”, diz Gallep à Agência Fapesp.

Os pesquisadores analisaram as atividades motoras de isópodes (pequenos crustáceos sem carapaça), o esforço reprodutivo de colônias de corais e a modulação do crescimento de brotos de girassol a partir da autoluminescência e concluíram que a gravidade de Lua e Sol são capazes de definir o funcionamento cíclico desses tipos de vida sem outras influências. Basicamente, os astros ao nosso redor são capazes de organizar o ritmo desses corpos.

– Campo magnético da Terra está mudando mais rápido que se sabia; entenda

“Os dados mostram que, na ausência de outras influências rítmicas, como iluminação e temperatura, a maré gravitacional local é suficiente para organizar o comportamento cíclico desses organismos. Essas evidências questionam, portanto, a validade dos chamados experimentos free-run, nos quais vários fatores ambientais são controlados, mas não se levam em consideração as oscilações gravitacionais. Essas oscilações continuam a existir e, possivelmente, a modular os comportamentos dos seres vivos”, argumenta Gallep.

Publicidade

Fotos: Destaques: Domínio Público Foto 1: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.