Gastronomia

Essas receitas veganas da culinária filipina tradicional são apenas sensacionais

Redação Hypeness - 09/12/2021

Quer você tenha crescido na região ou esteja morrendo de vontade de apresentar novos sabores às suas papilas gustativas, a comida filipina oferece conforto e variedade. No entanto, muitos pratos clássicos filipinos são centrados em torno da carne, tornando-a fora dos limites do estilo de vida vegano – isto é, se você não fizer algumas alterações. Com os ingredientes certos na despensa e uma paixão pelos sabores centrais da região, você pode desfrutar de muitos pratos da cultura filipina e da sua gastronomia vegana.

O que exatamente é comida filipina?

Simplificando: refere-se a alimentos tradicionais das Filipinas. No entanto, isso pode ser uma simplificação exagerada de uma mistura culinária de um país formado por cerca de 7.000 ilhas que é fortemente influenciado pelo resto do Sudeste Asiático. Eles também têm marcas históricas de países que controlaram as Filipinas nos últimos 600 anos ou mais e localização ao longo das principais rotas de viagem.

Ingredientes tradicionais filipinos

Depois de experimentar alguns pratos filipinos, você descobrirá que há ingredientes que aparecem repetidamente, então é uma boa hora para estocar a despensa e a geladeira para tê-los à mão. Muitos itens podem ser encontrados em supermercados convencionais , incluindo tofu, molho de soja, açúcar, batatas, vegetais e arroz.

 

Outros ingredientes são semelhantes aos que você pode encontrar no mercado, mas não são iguais aos da versão filipina. Por exemplo, o vinagre é um ingrediente essencial, mas não é vinho de arroz, vinho tinto, balsâmico, cidra de maçã ou destilado branco. O vinagre filipino é tradicionalmente feito de cana-de-açúcar, palma ou coco. Calamansi e sampaloc também estão em muitas receitas. São frutas cítricas tropicais comuns por seu sabor azedo. Na outra extremidade do espectro está o ube, um inhame roxo usado em muitas sobremesas filipinas.

Para servir comida vegana filipina, você também precisará fazer algumas substituições. Por exemplo, o molho de peixe tradicional filipino pode ser substituído por qualquer peixe vegan, molho tailandês ou vietnamita.

Você também pode aprender um pouco do jargão filipino para traduzir tokwa em tofu e kabute em cogumelo.

Adobo

O adobo é talvez um dos pratos mais onipresentes das Filipinas. Tradicionalmente, é um prato que depende de frango ou porco, mas o The Foodie Takes Flight oferece duas receitas de adobo vegan – uma com pedaços de soja e outra com batatas ou tofu extra firme, cogumelos e tofu/tofu seco. Já o site Salu Salo oferece outra variação neste adobo de berinjela. Se você é um fã de abacaxi, este adobo sa gata coloca a fruta em primeiro lugar. Finalmente, temos mais uma opção com The Woks of Life e seu adobo vegano.

Adobo com tofu, cogumelos e coalhada de feijão / pele de tofu

Lumpia

Em essência, isso é o que você pode reconhecer como um rolinho primavera. Embora seja frito, o que deixa qualquer prato mais atraente, o lumpia é recheado com alguns ingredientes inesperados. Na verdade, ele pode ser preenchido com praticamente qualquer coisa. Experimente uma combinação de carne vegana e vegetais neste lumpiang vegan Shanghai da Sweet Simple Vegan. O site Allplants oferece outra variação cheia de vegetais e recheio moído ou cogumelos neste lumpia vegan . No mundo vegano, o tofu é um substituto onipresente para muitos ingredientes, então parece uma combinação natural com vegetais e temperos neste lumpia vegan de Xangai com tofu e vegetais. Lumpia também pode ser feito sem ser frito, se você preferir.

Lumpiang shanghai vegano, também conhecido como rolinho primavera filipino

Pancit

O Pancit Bihon é um tipo de macarrão que virou tradicional na culinária filipina, mas que se originou na China. O macarrão de arroz costuma ser misturado com vegetais e carne. Esta receita substitui a carne por tofu, que pega os sabores do molho durante o cozimento. Há também esta versão vegana de pancit bihon filipino que também é chamada de pancit vegetal.

Bistek

Se você está procurando uma experiência filipina clássica, o bistek é o ideal. É uma combinação perfeita entre sabores picantes e salgados. Embora isso seja tradicionalmente alcançado com o bife (como o nome se traduz), alguns cozinheiros criativos criaram alternativas que atendem aos critérios veganos. Experimente os bifes “bangus” de berinjela ou use beterrabas e cogumelos shitake para completar esta versão bistek.

Sobremesa

Alguma cultura não gosta de sobremesa? Achamos que não. Se você está explorando novas delícias culinárias, é melhor seguir até a sobremesa. Lembra do ube que mencionamos nos ingredientes acima? Use-o neste bolo de pudim vegano. Este não é um prato de uma etapa ou uma panela. Na verdade, ele tem uma lista de partes, mas se você queimar as calorias fazendo isso, já equilibra com as que você come, certo?

Outra delícia popular nas Filipinas é a torta Buko. Você pode não ver muitas variações veganas, considerando que normalmente é feito com leite evaporado, mas nós encontramos esta torta de buko vegana saudável p** c******, e com um nome como esse, como você pode errar?

Seríamos negligentes se falássemos sobre as sobremesas filipinas e não mencionássemos o halo-halo. No entanto, também é uma bebida à base de laticínios, então você precisa ser um pouco flexível para aproveitar a experiência. Divirta-se usando esta receita vegana de halo halo ou coloque-a em camadas com esta versão.

Publicidade

Fotos: Reprodução/ INHABITAT


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.