Inovação

Essas são algumas das melhores invenções e inovações de 2021

Vitor Paiva - 07/12/2021

2021 vai chegando ao fim como um ano especialmente difícil para todo mundo, e não é preciso maiores explicações para ilustrar tal conclusão: entre o agravamento da pandemia, no início do ano, antes da vacinação começar a fazer efeito, e, ainda mais no Brasil, a avalanche de problemas políticos e econômicos fizeram do período um dos mais duros em nossa história recente. Ainda bem que a vida é sempre múltipla, e mesmo em um tempo tão ruim, muitas coisas boas também ocorreram – e mais: grandes invenções foram criadas em 2021, para fazer do mundo um lugar um pouco melhor para os próximos anos.

-11 mulheres negras que brilharam na tecnologia com invenções transformadoras

Sem deixar de apontar para as dores do ano que vai se encerrando, mas também tentando lançar um pouco da luz do otimismo para o ano que logo virá, aproveitamos uma grande seleção realizada pela revista estadunidense TIME para apresentar 8 das melhores invenções lançadas em 2021, como inovações capazes de mudar nossas realidades para melhor. Dividida nas mais variadas frentes, a seleção original é extensa, mas escolhemos aquelas que se destacam como novidades animadoras para ditarem o espírito – também novo e melhor – para 2022.

 A cadeira de rodas mais leve e que ocupa menos espaço

Revolve Air

Leve e dobrável, a Revolve Air foi pensada para facilitar a vida dos cadeirantes

Desenhada por Andrea Mocellin, designer que antes trabalhava para a Ferrari, a Revolve Air é dobrável, portátil e leve, ocupando 60% menos espaço que as cadeiras tradicionais, capaz de, por exemplo, ser guardada no compartimento de bagagem de um avião ou no porta mala de um carro normal.

Economizando água com o L’Oréal Water Saver

L’Oréal

Criado pela L’Oréal, o sistema pode servir de modelo para todas as outras grandes marcas

De uma parceria entre a Incubadora de Tecnologia L’Oréal e a startup suíça de inovação ambiental Gjosa nasceu o L’Oréal Water Saver, uma inovação que combina a experiência em inovação da marca de cosméticos com a tecnologia de otimização de água da Gjosa, aplicando o princípio de fracionamento usado em motores de foguete para fluxos de água e, assim economizando até 80% de água em seus salões.

-Daisuke Inoue, o criador do karaokê que não patenteou sua invenção – e não se arrepende

Superando as barreiras dos idiomas com a plataforma Kudo

Kudo

A plataforma Kudo reduz as barreiras de idiomas, principalmente para reuniões remotas

Uma plataforma profissional e eficaz, funcionando 24 horas por dia para realização de reuniões globais instantâneas, e melhor: cada um em seu próprio idioma. É esse o serviço do Kudo Marketplace, que não só oferece o sistema para realização das videoconferências, como principalmente fornece intérpretes profissionais, para qualquer idioma, a qualquer momento.

O tênis para ajudar quem nos ajuda

Clove

Os tênis Clove foram pensados especialmente para profissionais como os de saúde

Projetado para suportar longos períodos de esforço com o peso do corpo, bem como a apoiar a postura e a saúde de quem os veste, os tênis Clove foram desenhados para a jornada de trabalho dos profissionais de saúde. Fáceis de vestir, especialmente confortáveis e com tecnologia adequada para a saúde de quem cuida de nossas saúdes, o tênis vem sendo premiado e celebrado desde seu lançamento.

-Covid-19: inventor da máscara N95 abandona aposentadoria para combater vírus

O mais preciso mapa mundi já projetado

Projeção Gott Goldberg Vanderbei

A projeção Gott Goldberg Vanderbei buscou corrigir deformações dos mapas anteriores

Os três grandes pesquisadores e professores J. Richard Gott, Robert Vanderbei e David Goldberg se colocaram diante da complexa tarefa de representar a terra esférica em um papel com a maior precisão possível: assim nasceu a Projeção Gott Goldberg Vanderbei, uma nova versão do mapa mundi, que mais parece um LP, mas que corrige algumas distorções históricas para representar o mundo em papel da forma mais precisa já vista.

Os testes caseiros de COVID-19

teste covid

Melhores testes caseiros serão fundamentais para um futuro livre da pandemia

Diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para que, no ano de 2022, os testes caseiros, mais rápidos e baratos, se tornem arma fundamental para o controle ainda maior da pandemia nos próximos períodos. São exames tão eficazes quanto o RT-PCR, capazes de trazer resultado seguro em até 1 hora, através principalmente da saliva.

-10 inventores que se arrependeram de suas maiores criações

A primeira vacina contra a Malária

Mosquirix

A Mosquirix é uma verdadeira revolução sanitária

Para combater uma das mais letais doenças da história da humanidade, a OMS finalmente aprovou, em outubro de 2020, a primeira vacina contra a Malária da história. Após três décadas de pesquisa, o imunizante RTS,S – também chamada de Mosquirix – será aplicado principalmente em crianças, em quatro doses, como um instrumento fundamental para conter a mortalidade infantil, principalmente na África subsaariana.

As vacinas contra a COVID-19

vacina contra a Covid

A vacina contra a Covid-19 é provavelmente a mais importante invenção dos últimos anos

Apesar das vacinas contra a Covid-19 terem começado a ser aplicadas no final do ano de 2020, a vacinação em massa e seus efeitos começaram a ser realizadas e sentidos de fato em 2021 – e são, sem dúvida, o grande acontecimento em termos de inovação não só do ano, mas dos últimos tempos. Quase 8 bilhões de doses já foram aplicadas no mundo como um caminho eficaz e seguro para que possamos contornar a pandemia e salvar vidas – ainda que a desigualdade social e econômica ainda isole regiões do planeta com menor vacinação.

A reportagem The Best Inventions of 2021 (As melhores invenções de 2021, em tradução livre), da revista TIME, pode ser lida, em inglês, aqui.

Publicidade

© fotos 1, 2, 3, 4, 5: Divulgação

© fotos 6: Flickr

© foto 7: Getty Images

© foto 8: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.