Sustentabilidade

Estas são as 17 melhores plantas para purificar o ar, segundo a Nasa

Redação Hypeness - 08/12/2021

Quem não virou pai ou mãe de planta durante esse período de pandemia que atire a primeira pedrinha branca! E, já que é para cuidar das amiguinhas verdes, que tal escolher algumas espécies que podem colaborar com a sua saúde? E o melhor: a pesquisa que determina os efeitos das plantas é de nada menos que a Agência Espacial Americana, a NASA!

O ano era 1980 e a NASA estava nas últimas etapas do desenvolvimento de um projeto em associação com a ALCA (Associated Landscape Contractors of America) chamado Clean Air Study, em outras palavras: “estudo do ar limpo”. O objetivo era buscar maneiras de limpar o ar dentro das estações espaciais mas os resultados mostraram que o interior de uma nave para um astronauta, pode ser ser parecido com uma casa para um morador.

Os resultados mostram que sugeriram que, além de absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio por meio da fotossíntese, estas plantas também fornecem uma maneira natural de remover poluentes orgânicos voláteis como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Ao longo dos anos, os benefícios dessa listinha abaixo só foram sendo reforçados pela pesquisa, que é sempre atualizada.

1 – Lírio-da-Paz

Spathiphyllum wallisii é o nome científico dessa espécie que tem a aparência linda e pode ser comprada no precinho! A espécie sempre é relacionada ao símbolo da paz  e acredita-se que, além de limpar o ar dos ambientes, também pode absorver as energias negativas do local. E pode confiar que a flor vai resistir muito bem a ambientes internos, decorando bem a sala de estar, quarto ou cozinha.

2 – Crisântemo

Apesar de ter origem asiática, o gênero Chrysanthemum é bastante popular no Brasil, chegando até a ser vendida em feiras e mercados. As flores, pertencente a mesma família do girassol, oferece ainda uma gama vasta de cores que você pode escolher para colorir sua casa.

3 – Hera

A planta trepadeira que leva um nome de deusa grega é versátil e democrática. Mas é preciso ter espaço para que ela possa crescer em suas muitas variações. E cuidado: Hera não é recomendada para quem tem pets em casa!

4 – Espada-de-São-Jorge

Ligada a proteção e prosperidade, a dracaena trifasciata ganha o nome de Espada-de-São-Jorge no Brasil. Mas o que a ciência comprova sobre a planta também é positivo: além da purificação do ar, também é conhecida por cientistas por gerar muito oxigênio à noite. Pensando nisso ,uma boa alternativa é deixá-la no quarto. 

5 – Palmeira de Bambu

Original da ilha de Madagascar, a Dypsis lutescens possui uma exuberante folhagem podendo alcançar até 3 metros de comprimento. Para garantir que a planta cresça tanto, escolha um local com sombra e em condições úmidas. 

6 – Aloe Vera

Também conhecida como babosa, é uma querida dos médicos que optam por soluções naturais ou ainda da indústria de cosméticos, por apresentar magnésio, potássio, vitamina C e iodo, além de substâncias ativas regeneradoras e anti-inflamatórias como a aloína, glucomanano e traquinona. Ou seja: vale a pena ter a aloe vera na sua casa não só para purificar e enfeitar o ambiente, mas também para benefícios para a pele e até o cabelo.

7 – Philodendron Cordatum

Ela pode ser exibida na sua casa pendurada bem no alto para que os cachos caiam, ou ao contrário, como uma trepadeira, subindo pelas paredes e decorando o ambiente. O filodendro é pouco mais exigente nos cuidados do que as demais e, se esquecida, pode acabar ficando com as folhinhas amarelas. Mas já que ela ajuda a purificar sua casa, será bem tratada, né?

8 – Aglaonema

Esta planta tem “estampas” diferentes e coloridas em suas folhagens e também é conhecida como Café-de-salão ou Falso-café-de-salão. É considerada uma planta de pequeno porte, por isso, ideal para espaços pequenos – que também merecem ter o ar purificado.

9 – Orelha de Elefante

O nome já sugere que esta planta é bem grande e imponente dentro de um ambiente, né? Da família da famosa costela-de-adão, a Orelha de Elefante também está caindo nas graças de quem gosta de inovar na decoração. De brinde, você ainda ganha uma boa parceira para purificar o ar do seu lar!

10 – Jibóia

Resistente e fácil de cuidar, a jiboia quase não dá trabalho e de quebra combina com qualquer decoração. Por ser muito prática, acaba sendo uma “porta de entrada” para pais de plantas iniciantes, que estão apenas começando a aprender sobre como cuidar delas.

11 – Filodendro

Os filodendros gostam de espaços úmidos e precisam ser regadas com regularidade. Mas vale a pena para ter uma beleza dessa em casa, né?

12 – Planta Perene Chinesa

Também batizada de fritillaria, é usada na medicina chinesa há mais de 2000 mil anos – haja credibilidade, né? Esta é uma planta que produz apenas uma flor por ano, mas, durante todos os 365 dias, continua com essas folhas coloridas e estampadas.

13 – Planta Coração

Além da ação de purificar o ar do seu lar, a planta coração ainda conta com um aroma muito agradável.

14 – Milho em vaso Dracaena

As folhas verde e amarelas crescem a partir de bastões grossos e são fáceis de manter. Elas exigem pouca luz e não precisam ser regadas com muita frequência.

15 – Margarida Gérbera

Plantada em vasos ou disposta em arranjos florais, as margaridas tem duas dezenas de tonalidades, que vão do branco ao vermelho.

16 – Dracena Warneckii

Existem muitas Dracaenas: aproximadamente 60 espécies diferentes. A Warneckii apresenta uma incrível resistência à ambientes fechados suportando o ar seco dos escritórios por causa do ar condicionado, por exemplo.

17 – Bananeira

Ela pode abrilhantar seu quintal mas também caber na sua sala. Para manter a bananeira, basta ter um solo bem drenado e que possa ser mantido úmido.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.