Ciência

Estudante brasileira detecta 46 asteroides e recebe certificado da Nasa pelo feito

Redação Hypeness - 14/12/2021 | Atualizada em - 10/01/2022

Quando ainda era criança, a estudante Geovana Sousa costumava passar parte das noites a observar o céu na tentativa de localizar planetas. Anos depois, a hoje aluna do primeiro período de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no município de Sobral, celebra um feito impressionante: ela detectou a existência de 46 asteroides no espaço e teve o feito reconhecido pela Nasa

– Estas são as 17 melhores plantas para purificar o ar, segundo a Nasa

Eu lembro que ainda pequena já dizia que queria ser astronauta, ficava encantada vendo os planetas, mas só no 2º ano do ensino médio foi quando realmente decidi que ia seguir essa carreira“, conta a jovem, que é natural de Manaus, em entrevista ao “g1”. 

Hoje a astronomia é minha paixão de vida, o motivo de eu acordar todos os dias, que é fazer ciência.” 

Geovana participou da VI Edição Caça Asteroides MCTI-132, um projeto do Ministério da Ciência com a agência especial americana, que tem como objetivo alcançar cientistas amadores em instituições de ensino. 

Ao todo, mais de 17,5 mil pacotes de imagens foram distribuídos às equipes participantes, que tinham como objetivo identificar possíveis asteroides ou objetos espaciais que estivessem próximos à Terra. 

– Nasa procura voluntários dispostos a dormirem de cabeça para baixo por 1 mês

Geovana deseja batizar alguns dos asteroides que encontrou com o nome de familiares queridos que ela quer homenagear. A estudante explica que o processo para confirmar os novos corpos celestes costuma demorar até oito anos. Só então ela poderá intitular os objetos espaciais como quiser. 

Poderei nomear os asteroides como desejar. Por enquanto tive a liberdade nos códigos e já fiz homenagem para familiares, amigos e instituições nas quais tenho apreço“, explica a futura astronauta, que tem o sonho de ser a primeira brasileira a ganhar o Nobel

 

Publicidade

Destaques: Nasa / Fotos: IFCE


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.