Inspiração

Fernanda Lima faz desabafo importante sobre maternidade: ‘Não durmo há 2 anos’

20 • 12 • 2021 às 10:29 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Recentemente a apresentadora Fernanda Lima postou em suas redes sociais uma linda foto ao lado de sua pequena filha, Maria Manoela, acompanhando a imagem com um uma longa legenda sobre maternidade. Diferentemente do tom usual de simples celebração e encantamento sobre o que é ser mãe que tais textos costumam trazer, Fernanda compartilhou um longo e franco desabafo, dividindo as durezas e lutas que acompanham a maravilha do dia a dia de quem cuida de crianças – a apresentadora também é mãe dos gêmeos João e Francisco.

Maria Manoela e Fernanda Lima

Maria Manoela e Fernanda Lima, na foto que acompanhou o desabafo no Instagram

-Fernanda Lima fala sobre tabu do barrigão na reta final da gravidez: ‘assusta um pouco’

“E domingo de manhã como é que a gente acorda? Assim! Mentira, essa foto foi tirada há mais de dez dias numa manhã calma e saudável. Ontem levantei às 7 para esquentar a dedeira da neném. Levantei, não acordei. Porque não dormi”, diz a legenda. Que segue: “Aliás, não durmo há dois anos (levanta a mão a mãe que também vive o perrengue da cama compartilhada e do sono que não engrena!!) Às vezes melhora e, quando melhora, faço tudo igualzinho e eis que vem uma gripe…mas a gente cuida tanto… não importa, é vírus, tá no ar”. Seu marido, o apresentador Rodrigo Hilbert, foi um dos muitos que comentaram na foto: “Eu de longe gravando sem poder dividir. É isso mesmo, homens, DIVIDIR não é ajudar! Te amo demais mulherão da p#%#!!!”, escreveu.

Seu marido, Rodrigo Hilbert, também comentou na postagem

Seu marido, Rodrigo Hilbert, também comentou na postagem

-Por que os posts ‘família’ de Rodrigo Hilbert fazem tanto sucesso

O texto da apresentadora detalhou também sua rotina enquanto mãe. “Pentear o cabelo e escovar os dentes, esquece. Mamãe quero passear. Mas passear aonde? Já tô um caco. Dentro de casa. Mas já tá pesada. Pode ser no carrinho? Não, no colo. Bora no colo. Choro um pouco, de cansaço e abraço bem forte como se agora eu fosse a neném pedindo colo. O choro não é por hoje, nem pela gripe da neném, mas pela demanda diária que recai sobre nós… vamos pra cama? Ela tosse, cochilo sentada, pelo menos meia horinha das 8 que um dia eu dormi”. Em seu desabafo, Fernanda Lima também fez questão de se posicionar enquanto uma mãe privilegiada, sabendo que a maioria das mulheres ainda tem de enfrentar dificuldades impostas pela desigualdade econômica e tantas outras variantes sociais.

A família completa

A família completa, com os gêmeos João e Francisco

-Sthefany Brito relata dor ao amamentar e diz que maternidade não é ‘foto do Instagram’

“Falo do lugar de mãe que não precisa pegar ônibus, nem bater cartão, nem lavar roupa, nem cozinhar. Muitas vezes quem faz isso pra nós, também deixou algum filho pra alguém cuidar. Louvadas sejam essas mulheres. Alô meninas, se liguem. Filho não é presente. Maternidade é responsabilidade. É desafiador.”, escreveu. “Hoje na minha segunda viagem como mãe, aprendi a ser mais paciente, mais presente e menos culpada… de resto a privação vem de todos os lados. Né mole não… O trabalho, o projeto, o livro, a série, o esporte, aquela viagem com as amigas… tudo pra depois, quem sabe um dia daqui uns 10 anos. Mães, nosso lugar deve estar bem guardado… Evoé”, concluiu. O post original pode ser visto em seu perfil no Instagram.

Fernanda Lima grávida

Desde as duas gestações que a apresentadora fez questão de ser franca sobre a experiência

Publicidade

© fotos: Instagram/reprodução


Canais Especiais Hypeness